Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Agapornis: o pássaro do amor

21/11/11


A ave é conhecida por viver com o mesmo companheiro a maior parte da sua vida.


Foto: Chris Gin

Agapornis personatus
O Agapornis é um gênero de aves, da mesma família dos louros. A ave é conhecida por viver com o mesmo companheiro a maior parte da sua vida. O casal não pode se separar, pois se isto ocorrer, ambos correm risco de terem uma vida triste, de solidão, que pode resultar até na morte do animal.
Por este comportamento, a ave é conhecida como pássaro do amor ou inseparáveis. A necessidade de viverem em duplas é tão grande que se a ave for criada em cativeiro e não tiver um parceiro do sexo oposto, pode viver até com outra do mesmo sexo.
Foto: Wikipédia
Casal de agapornis
Uma das espécies de Agapornis, o agapornis personatus, é conhecido como o “inseparável mascarado”. A ave é uma das menores da espécie tendo como principal característica a cor negra ou marrom na região da cabeça. Cada olho é rodeado de anel branco, que o faz parecer estar com uma máscara. O bico é vermelho brilhante, o peito, o pescoço e a nuca são amarelos. Machos e fêmeas possuem a mesma aparência. Somente quando ainda são jovens, que estes possuem uma aparência mais pálida e clara.
A alimentação da ave é bem variada. Sementes, frutas e vegetais são os alimentos preferidos do animal. Durante o período de reprodução, “os inseparáveis” formam o seu ninho em algum buraco de árvore, forrado de folhas e outros vegetais. A fêmea choca 4 ou 5 ovos durante 20 dias e ela é alimentada pelo macho.
O agapornis realmente é um exemplo para todos os casais de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário