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domingo, 12 de dezembro de 2010

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA - 2º MÉDIO


Escola E. de Ensino Médio Padre Marino Contti
Disciplina Biologia – EVOLUÇÃO
Professor: José Padilha de Lima

1. Considere os dados:
I – variação de características
II – uso e desuso
III – alteração gênica
IV – sobrevivência dos mais aptos
V – seleção natural
A teoria de Darwin obedece à seqüência:
a) IV, V, II
b) I, IV, III
c) V, IV, III
d) I, IV, V
e) V, III, IV

2. “De tanto comer vegetais, o intestino dos herbívoros aos poucos foi ficando longo.” Essa frase está de acordo com qual destas teorias?
a) Darwinismo
b) Mutacionismo
c) Lamarckismo
d) Mendelismo
e) Neodarwinismo

3. Darwin admitia que:
a) o homem descende do macaco
b) o macaco descende do homem
c) o homem é uma exceção à evolução
d) sobrevivem apenas os mais aptos
e) a evolução resulta de mutações

4. Muitos antibióticos, inicialmente utilizados com sucesso contra bactérias patogênicas, parecem atualmente terem perdido toda a sua eficiência, indique a alternativa que melhor explica este fato:
a) Bactérias submetidas a antibióticos se adaptam ao meio com antibióticos.
b) O antibiótico induz as bactérias a modificarem seu metabolismo, no sentido de se tornarem resistentes.
c) O antibiótico seleciona, na população de bactérias, aquelas que já eram resistentes por mutações espontâneas.
d) O antibiótico modifica o ambiente e provoca mutações nas bactérias.
e) As bactérias modificam o componente ativo dos antibióticos.

5. Em 1953, com um aparelho bem engenhoso, o pesquisador Stanley Miller acrescentou um elemento a mais para a compreensão da origem da vida. Reproduzindo as condições ambientais primitivas no seu aparelho, consegui obter aminoácidos sem a participação de seres vivos, tendo usado para isso apenas:
a) DNA, ATP, acetil-coenzima A e metano
b) DNA, ATP, oxigênio, luz e calor
c) água, nitrogênio, carbono e faiscas elétricas
d) metano, água, NH3, H2 e descargas elétricas
e) água, glicose, amônia e radiação luminosa
6. No estudo da Evolução animal, usam-se muito os termos analogia e homologia. Sobre eles assinale a alternativa certa:
a) “Homólogos” é o nome dado aos caracteres que tem função comum.
b) “Análogos” é o nome dado aos caracteres que tem origem comum.
c) Diz-se que dois órgãos homólogos são também análogos, quando por terem a mesma função, têm, necessariamente, a mesma origem.
d) Todo órgão homólogo é análogo, mas nem todo órgão análogo é homólogo.
e) Analogia se refere a característica de função similar, mas de origem diferente.

7. Observando as asas de uma ave, podemos concluir que elas são órgãos análogos de:
a) asas de morcego
b) asas de borboleta
c) braço do homem
d) nadadeiras anteriores da baleia
e) patas anteriores do lagarto.

8. O tubarão, peixe cartilaginoso, e o golfinho, mamífero cetáceo, filogeneticamente distintos, apresentam grande similaridade quanto à forma hidrodinâmica e aos apêndices locomotores. O mecanismo evolutivo que explica tal similaridade é a:
a) convergência adaptativa
b) analogia estrutural
c) irradiação adaptativa
d) homologia evolutiva
e) evolução paralela.

9. A teoria da evolução proposta por Lamarck admite como principal fator evolutivo a:
a) herança dos caracteres adquiridos.
b) luta pela sobrevivência
c) seleção natural
d) isolamento reprodutivo
e) variabilidade dos caracteres.

10. Redi colocou dentro de recipientes, substâncias orgânicas para que entrassem em decomposição. Alguns dos recipientes foram cobertos com uma gaze e outros deixados descobertos. Ele demonstrou que as larvas da carne podre desenvolveram-se de ovos de moscas e não da transformação da carne. Os resultados desta experiência fortaleceram a teoria sobre a origem da vida, denominada:
a) hipótese autotrófica
b) hipótese heterotrófica
c) geração espontânea
d) abiogênese
e) biogênese.

11. Na hipótese heterotrófica sobre a origem da vida, supõe-se que os organismos primitivos obtinham
energia do alimento, por meio da:
a) respiração aeróbia d) biogênese
b) fotólise e) fermentação
c) fotossíntese

12. De acordo com a teoria da origem da vida, elaborada por Oparin, são condições essenciais para que a vida tenha surgido na Terra, EXCETO:
a) Radiações ultravioleta em abundância.
b) Existência de grande quantidade de descargas elétricas.
c) Atmosfera com constituição química bem diferente da atual.
d) Espessa camada de ozônio.
e) Temperatura elevada.

13. (UFRS) Considerando a hipótese heterotrófica e os processos energéticos de fermentação, respiração aeróbica e fotossíntese, pode-se dizer que:
a) a fotossíntese foi o primeiro processo a ser utilizado pelos seres vivos na obtenção de energia para sua sobrevivência.
b) existiam nos oceanos primitivos moléculas complexas, indicativas da existência de realização de respiração aeróbica nos seres vivos primitivos.
c) os primeiros seres vivos utilizavam o processo de fermentação para obter a energia indispensável à sua sobrevivência.
d) os primeiros seres vivos autótrofos realizavam a fermentação para obter a energia necessária à sua sobrevivência.
e) a respiração aeróbica foi o primeiro processo de obtenção de energia realizado pelos seres vivos nos oceanos primitivos.

14. (PUC-MG) NÃO constitui idéia do Darwinismo:
a) Os organismos vivos apresentam variações hereditárias e, portanto, transmissíveis.
b) Os insetos se acostumam ao DDT e adquirem resistência contra ele.
c) Organismos com variações favoráveis, num determinado ambiente, estarão mais capacitados a sobreviver.
d) Devido às exigências alimentares, os organismos competem entre si, lutando pela existência.
e) Os organismo vivos têm grande capacidade de reprodução, mas o suprimento alimentar reduzido
impede que muitos cheguem à idade de procriação.

15. (CESESP-PE) A seleção natural é um fator de evolução:
a) de resultado rápido e caracterizada pelo aumento da variedade genética.
b) de resultado rápido e caracterizada pela diminuição da variedade genética.
c) de resultado lento e caracterizada pelo aumento da variedade genética.
d) de resultado lento e caracterizada pela diminuição da variedade genética.
e) de resultado rápido, não se caracterizando pelo aumento ou diminuição da variedade genética.

16. (PUC-SP) Na tentativa de explicar o mecanismo através do qual os organismos evoluem, salientaram-se os cientistas Jean-Baptiste Lamarck e Charles Darwin. Para o primeiro, existe um fator que é a causa da
variação e, para o segundo, esse mesmo fator é o que seleciona.
O fator mencionado acima:
a) é a grande capacidade de reprodução dos organismos vivos.
b) são as variações hereditárias transmissíveis.
c) é o uso e desuso.
d) é o ambiente.
e) é a reprodução sexuada.

17. (UFRS) Contaminações ambientais com material radioativo, como aconteceu em Chernobyl (Ucrânia), em
1986, são perigosas para os seres vivos porque:
a) provocam mutações.
b) causam diminuição da oxigenação das células.
c) impedem o envelhecimento celular.
d) aceleram muito o metabolismo da síntese protéica.
e) estimulam muito o crescimento celular.

18. (PUC-MG) Dos fatores abaixo, o único que adiciona material genético novo à espécie é:
a) seleção natural.
b) recombinação genética.
c) migração.
d) mutação.
e) deriva genética.

19. Informações Congeladas
As geleiras, muitas vezes, são portadoras de dados importantes sobre o passado. A água que as forma permanece nelas milhares de anos, podendo manter aprisionados importantes elementos pré-históricos, principalmente animais.
Recentemente foi descoberto na Sibéria (Norte da URSS) um pequeno animal pré-histórico congelado, muito parecido com um elefante. Reunindo informações, como as que o estudo desse “elefantinho” pode oferecer, chegamos cada vez mais perto de conhecer como realmente era o ambiente da Terra no passado; peças a mais para o estudo da evolução dos seres vivos.
Estes organismos preservados por meios diversos constituem verdadeiros testemunhos do passado e são denominados de:
a) Paleontolíticos.
b) Elos Perdidos.
c) Ictiólitos.
d) Fósseis.
e) Mamutes.

20. (PUC-PR) A mão humana e a pata anterior do cavalo, do ponto de vista embriológico e funcional, são estruturas anatômicas:
a) filogeneticamente distintas.
b) homoplásticas.
c) convergentes.
d) análogas.
e) homólogas.

21. (UFMG) Há alguns anos têm aparecido muitos exemplos de resistência natural em organismos, respondendo ao uso de inseticidas e outras drogas. Assim, por exemplo, o emprego do DDT contra moscas domésticas foi muito bem sucedido apenas quando este inseticida foi empregado pela primeira vez. Em relação à resistência ao DDT, todos os fatos abaixo são prováveis, EXCETO:
a) Os membros de uma população selvagem de moscas podem ser diferentes entre si, em relação à sensibilidade ao DDT.
b) Mesmo num ambiente sem DDT, moscas resistentes a este inseticida são mais adaptadas que as sensíveis.
c) As moscas resistentes ao DDT devem transmitir esta capacidade a seus descendentes.
d) Com aplicação constante de DDT, as moscas sensíveis têm pouca possibilidade de sobrevivência.
e) Uma população que sofreu muitas aplicações de DDT dever ser formada principalmente por moscas resistentes a este inseticida.

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