Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O poder das teias de aranha

 01/05/2013
Pode servir como matéria-prima para a fabricação de coletes à prova de balas.

Foto: Vincent de Groot
Teia de aranha

Sabemos que as teias de aranha servem, na maioria das vezes, para a apreensão de seus alimentos. Mas, será que temos alguma noção de como elas são feitas e qual a sua real importância?

Primeiro vamos à sua composição! São minúsculos fios de seda, de aproximadamente 0,15 micro, produzidos por glândulas que estão no abdômen da aranha (denominadas fiandeiras) que formam o conjunto desses filetes. Os diversos tipos de aracnídeos que existem no mundo possuem diferentes formas de fabricar esses fios de seda. 

Encontrados perto de habitações humanas - muitas vezes em áreas isoladas -, entre as paredes soltas, atrás de portas e janelas abertas e sótãos, os fios têm diversas utilidades para esses animais. Eles podem ser usados tanto para o encapsulamento da presa como para formar seus refúgios.

Porém, o mais interessante sobre as teias de aranha - e que muitas vezes nós não temos ideia - é o seu poder de resistência e elasticidade. Pesquisas constataram que esses fios, em seu próprio diâmetro, são cinco vezes mais fortes que os de aço. Ainda, eles podem ser esticados até quatro vezes o seu comprimento sem se partir. É por isso que uma teia com densidade mínima é capaz de parar um besouro voando em alta velocidade.  

Alguns estudos descobriram que essas teias poderiam servir para a confecção de coletes à prova de balas, na fabricação de pára-choques, em possíveis remédios farmacêuticos, em equipamentos esportivos, além de criar tendões, ligamentos e membros artificiais (devido à suas qualidades).

A dificuldade está em como obter uma grande quantidade desse fio para utilizá-lo em larga escala. Recentemente, pesquisadores de uma empresa canadense descobriram uma cabra capaz de produzir em seu leite a proteína responsável pela formação da teia de aranha. Também é possível obter resultados semelhantes por meio do algodão transgênico.

De acordo com a revista Superinteressante, especialistas acreditam que, se a teia da aranha Parasteatoda tepidariorumdessa (considerada a mais forte de todas) tivesse os fios com a mesma espessura de um lápis, ela seria capaz de parar um Boeing 747 em pleno voo. A explicação para isto é que, quanto mais força o aracnídeo utiliza para puxar o fio durante a fabricação, mais resistente ele ficará após o enrijecido.

Um comentário:

  1. youtube vr videos,videos and videos - Videoodl.cc
    youtube vr video,videos and videos from YouTube. Video on Youtube online youtube to mp3 Videos. Youtube videos youtube vr video.

    ResponderExcluir