ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE MARINO CONTTI
PROFESSOR:
JOSÉ PADILHA DE LIMA
DISCIPLINA:
BIOLOGIA - 1º MÉDIO
ATIVIDADE
SOBRE CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
01.(UFCE/CE)
Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de
todo o elenco de características que definem os sistemas viventes,
duas dessas características assumem maior importância para a
preservação da vida no planeta. São elas:
a)
composição química complexa e estado coloidal
b)
elevado grau de organização celular e execução das funções
vitais
c)
consumo de energia e renovação contínua da matéria
d)
realização da homeostase e alto nível de individualidade
e)
capacidade de reprodução e adaptação ao meio
02.(UFJF/MG)
Há um fenômeno de caráter geral entre ao seres vivos que justifica
os mecanismos de evolução e da biodiversidade. Assinale-o:
a)
reprodução
b)
metabolismo
c)
mutação
d)
nutrição
e)
ciclo vital
03.(CESGRANRIO/RJ)
O consumo de energia pelos seres vivos para as atividades vitais
decorre de:
a)
catabolismo
b)
movimento das micelas nos coloides
c)
mutações
d)
fenômenos de reprodução
e)
manifestações adaptativas ao meio
O
texto a seguir refere-se às questões 04 e 05.
Podemos
afirmar que uma borboleta, um cajueiro, um cogumelo e um humano são
seres vivos, enquanto uma rocha, o vento e água não são. Fazemos
isto porque os seres vivos compartilham características que os
distinguem de seres não vivos. Estas características incluem
determinados tipos de organização e a presença de uma variedade de
reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno
estável, mesmo quando o ambiente externo varia, permitindo-lhes
obter energia, deslocar-se no ambiente, responder a estímulos
provindos dele e perpetuar a vida. Para realizar tais funções, os
seres vivos são compostos por unidades básicas que constituem a
totalidade do seu corpo, ou estas unidades estão agregadas, formando
estruturas complexas que realizam determinadas funções, como
impulsionar o sangue. Estas formas vivas podem produzir outras
idênticas ou muito similares a si próprias, um processo realizado
por uma série de estruturas que agem em conjunto. No início de suas
vidas, essas formas vivas podem ser idênticas aos organismos que as
formam ou sofrem mudanças que as tronam similares a esses organismos
num estágio posterior, além de aumentarem o tamanho dos seus corpos
durante esse processo.
04.(UFPB)
No texto, estão citadas quais conceituações das características
dos seres vivos?
05.(UFPB)
Quais os níveis de organização da vida contidos nesse texto?
06.
Diferencie o processo de crescimento verificado nos seres vivos do
verificado nos componentes não vivos do ambiente.
07.
Conceitue metabolismo, anabolismo e catabolismo.
08.
Observe a figura abaixo, representando um ambiente hipotético e
delimitado onde vivem organismos diversos.
Agora
responda:
a)
Quantas e quais populações estão presentes na área? Justifique.
b)
Quantos indivíduos há em cada uma dessas populações?
c)
Organize esses dados em uma tabela, indicando na primeira coluna os
nomes dos organismos que compõem cada uma dessas populações que
você reconheceu; na segunda, a quantidade de indivíduos presentes
em cada população; e, na terceira, a classificação conforme a
nutrição de cada espécie.
d)
Quantos indivíduos estão representados nessa comunidade?
e)
Qual é o termo que se refere ao todo constituído pela comunidade
mais o conjunto dos componentes não vivos do ambiente, representado
na figura?
09.(Acafe
-SC) Analise as características abaixo que diferenciam os seres
vivos dos brutos:
I.
Reprodução
II.
Mutação
III.
Organização celular
IV.
Composição molecular
V.
Presença do elemento químico carbono
São
características exclusivas dos seres vivos:
a)
II, III e V
b)
I, II e IV
c)
III, IV e V
d)
II, III e IV
e)
I, II e III
10.
(UFPA) Os seres heterotróficos dependem dos seres autotróficos
porque:
a)
Estes foram certamente os primeiros organismos que surgiram sobre a
Terra.
b)
Apenas estes sintetizam matéria orgânica à custa da energia
luminosa.
c)
Estes não precisam de enzimas para sintetizar a matéria orgânica.
d)
Somente estes mantêm baixa a concentração de CO2 no ar.
e)
Apenas estes não precisam de oxigênio.
11.
(PUC -PR) Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos.
Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na
organização celular dos organismos. Assinale a alternativa que
mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes
ao reino Animalia.
a)
multicelulares, procarióticos e heterótrofos;
b)
unicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
c)
multicelulares, eucarióticos e autótrofos;
d)
multicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
e)
unicelulares, procarióticos e autótrofos.
12.
(FUVEST 2009) Analise as afirmações abaixo referentes aos seres
vivos.
I.
Relacionam-se e modificam o meio.
II. Reproduzem-se sexualmente.
III. Respondem aos estímulos do meio.
IV. Usam gás carbônico na produção de matéria orgânica.
II. Reproduzem-se sexualmente.
III. Respondem aos estímulos do meio.
IV. Usam gás carbônico na produção de matéria orgânica.
São
características comuns a todos os seres vivos:
a)
I e II, apenas.b) I, II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
13.
(Acafe -SC) O conjunto de reações químicas associadas à
assimilação e desassimilação de substâncias realizadas pelas
células vivas é denominado:
a)
Metabolismo
b)
Simbiose
c)
Anabolismo
d)
Catabolismo
e)
Comensalismo
14.
Os tipos de átomos que se combinam para formar a maioria dos
compostos químicos presentes na matéria viva são:
a)
carbono, hidrogênio, oxigênio e cloro.
b)
carbono, hidrogênio, magnésio, fósforo e enxofre.
c)
carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
d)
carbono, hidrogênio, cloro e sódio
e)
carbono, hidrogênio, ferro, iodo e manganês
15.
(USF-SP) Qual do termos
abaixo engloba os fatores físicos e os fatores biológicos que
operam em determinada área?
a)
Ecossistema.
b)
Comunidade.
c)
População
d)
Hábitat
e)
Nicho ecológico.
16.
Leia com atenção o texto abaixo:
“As
pessoas diabéticas têm um problema de funcionamento do pâncreas,
que produz pouca ou nenhuma insulina,
hormônio relacionado ao metabolismo dos açúcares. No diabético, a
glicose presente no sangue
atravessa a membrana plasmática
com dificuldade; dessa forma, as mitocôndrias
ficam privadas do açúcar necessário ao seu funcionamento e acabam
por queimar outras substancias celulares para a obtenção de
energia.”
Os
termos em negrito no texto correspondem, respectivamente, aos
seguintes níveis de organização em Biologia:
a)
sistema, molécula, tecido, célula, orgânulo.
b)
órgão, molécula, tecido, orgânulo, orgânulo.
c)
órgão, orgânulo, sistema, molécula, tecido.
d)
orgânulo, molécula, sistema, órgão, órgão.
e)
tecido, molécula, sistema, célula, orgânulo.
17.
Quando uma pessoa cresce ou
engorda, predominou em seu organismos o anabolismo ou o catabolismo?
Justifique.
18.(Acefe-SC)
São afirmações sobre os seres vivos, quanto à obtenção de
alimento:
I.
Os seres heterotróficos têm capacidade de sintetizar seu próprio
alimento, pois realizam a fotossíntese.
II.
Os seres autotróficos obtêm matéria orgânica a partir da energia
luminosa e moléculas
simples.
III.
Os seres heterotróficos dependem dos autotróficos.
Todas
as afirmações acima que estão corretas se encontram na
alternativa:
a)
II – III
b)
II
c)
I – II
d)
I – II – III
e)
III
19.
(UCS-RS)
O carbono é um elemento químico essencial, presente nas moléculas
que constituem os seres vivos. O homem obtém esse elemento através
da ____. Devolve-o ao
ambiente de várias maneiras, especialmente pela ____, e as plantas o
absorvem por meio da _____.
Assinale
a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas
acima.
a)
alimentação – respiração celular – fotossíntese.
b)
respiração – excreção – fotossíntese.
c)
respiração – excreção – fermentação
d)
alimentação – fermentação – respiração celular.
e)
respiração – fotossíntese – fermentação.
20.
(UFC-CE)
Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a
matéria viva da inanimada. A características “o ser vivo é capaz
de manter a constância do meio interno” é identificada como:
a)
homeostase
b)
metabolismo
c)
irritabilidade
d)
nutrição
e)
anabolismo
21.
(UFPB)
Em nosso planeta, o que distingue a matéria viva da não viva é a
presença de elementos químicos (C, H, O, N) que juntos com outros,
formam as substâncias orgânicas. Os seres vivos são formandos a
partir de níveis bem simples e específicos até os complexos e
gerais. Numa ordem crescente de complexidade,
esses níveis têm a seguinte sequência:
a)
biosfera, ecossistema, comunidade, população, organismo, sistema,
órgão, tecido, célula, molécula.
b)
molécula, célula, tecido, organismo, órgão, população,
comunidade, ecossistema, biosfera.
c)
molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população,
comunidade, sistema, ecossistema, biosfera.
d)
molécula, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população,
comunidade, ecossistema, biosfera.
e)
biosfera, comunidade, população, ecossistema, sistema, órgão,
organismo, tecido, célula, molécula.
22.
(UFRJ)
Por que, sem a energia do Sol, os animais não teriam energia para
manter o seu metabolismo?
23.
(Ufop-MG)
Considerando a capacidade de os seres vivos obterem alimentos,
responda:
a)
As plantas continuariam a existir se todos os animais morressem? Por
que?
b)
Os animais continuariam a existir se todas as plantas morressem? Por
que?
coloque o gabarito
ResponderExcluir1 a
Excluir1 a
Excluir1 a
Excluir1 a
Excluir1 a
Excluircoloque o gabarito
ResponderExcluirSem gabarito fica difícil definir o nível de aprendizagem
ResponderExcluirOtimas perguntas, mais sem o gabarito, dificulta
ResponderExcluirseber as resposta para passar para meus alunos..
ResponderExcluirCOLOQUE O GABARITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirÓtima reunião de questões - parabéns!
ResponderExcluirÓtima reunião de questões - parabéns!
ResponderExcluirquestão 02 reprodução
ResponderExcluirtá fácil até pra mim que não sou estudante profissional...boas questoes!
ResponderExcluir1-e
ResponderExcluir2-c
3-a
4-variabilidade genética, irritabilidade, reprodução, evolução
5-não sei
6-o ser vivo depende do metabolismo, nutrição e dependerá também dos genes dos seus reprodutores para completar o processo de crescimento, já o ser não vivo dependerá de fatores abioticos como o tempo
7-(metabolismo)reações químicas como produção de energia (catabolismo) reação de quebra (anabolismo) reação de síntese
8_a-5 populações( indivíduos da mesma espécie)*gavião, cobra, sapo, grilo e planta
b-(a imagem ta cortada) gavião(2) cobra(3) sapo(6) grilo(8) grama(12)
c- n*
gavião>2>heterotrófico pois se alimenta da cobra
cobra>3>~~~~~~~~~~~~~~~ pois se alimenta do sapo
sapo>6>~~~~~~~~~~~~~~ pois se alimenta do grilo
grilo>8>~~~~~~~~~~ pois se alimenta da grama
grama>12> autotrófico pois produz seu próprio alimento
d-31 e- nincho
9-b 10-b 11-d 12-c 13-e 14-? 15-e 16-?
17-anabolismo, por não estar havendo quebra suficiente
18-e 19-a 20-b 21-d
22-pq os animais são heterotróficos e dependem das plantas, que por sua vez realiza fotossíntese
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMUITO OBG ! AJUDOU BASTANTE.
ResponderExcluir