Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Atividade - RTV

Disciplina: Projeto Pedagógico Utilizando Rádio e TV – RTV
Mediadora: Célia Regina Kurpiel Silva
Aluno: José Padilha de Lima
Turma: PA04
Atividade Única: Enriquecendo o Nosso Planejamento

Tema da Aula: RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS
Ementa do Curso:
Estudo das interações entre os organismos no ambiente, tipos de relações ecológicas, as principais diferenças entre as relações positivas e negativas, sua importância para a manutenção do equilíbrio ecológico.

Objetivos:
- Definir o que são as relações ecológicas;
- Identificar os tipos de relações ecológicas e como elas podem ocorrer e qual a sua importância para o equilíbrio ecológico.
- Reconhecer o papel do homem na manutenção do equilíbrio ecológico no planeta.

Público-alvo
Alunos da 2ª série do ensino médio, com os seguintes conhecimentos prévios trabalhados pelo professor: Conceitos básicos de ecologia, ecossistemas, fatores biótico e abióticos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria energia no ecossistema.

Conteúdo


Mapa Conceitual - Relações Ecológicas















Teoria de aprendizagem subjacente:
construtivismo na visão de Piaget

Estratégias pedagógicas:
Para iniciar a abordagem do tema, será exibido o vídeo Biologia: Grande Barreira de Coral postado no youtube para que os alunos observem e relacionem (a seus modos, sem se preocupar com a nomenclatura da ecologia), as interações que ocorrem entre os organismos mostrado no vídeo. A seguir será mostrado o conteúdo exibido em slide através do data show, correlacionando as interações mencionadas pelos alunos com os tipos de relações ecológicas descritas no conteúdo da aula.

Como recursos complementares, visando uma melhor fixação da aprendizagem sobre o tema ministrado, a turma será dividida em quatro grupos (A, B, C e D) para a confecção de jogos que envolvam os conceitos trabalhados na aula. Como também a realização de um trilha ecológica e a elaboração de um texto sobre o assunto.
O grupo A confeccionará um jogo de memória em que os alunos deverão combinar seres vivos com os tipo de interação ecológica. O material utilizado será cartolina, tesouras, caneta e o computador com internet para a pesquisa de imagens que demonstre os tipos de relações entre os organismos.
O grupo B confeccionará o Gand Prix Ecológico, jogo que consta de:
- Uma pista em forma de autódromo, confeccionada em uma folha de papel 40 quilos ou uma folha de compensado;
- dois carrinhos;
- um dado
- várias cartelas contendo perguntas e as penalidades em caso de erro.
A pista é dividida em vários espaços, com uma linha de partida e uma de chegada, em destaque. Poderão jogar dois alunos ou dois grupos por vez e a dinâmica do jogo é a seguinte: Joga-se o dado para ver quem sai na frente e número no dado lhe dirá quantas casas percorrer. Retira-se uma cartela e lê a pergunta. Resposta certa, percorre o número de casas indicada no dado. Resposta errada, verifica-se a penalidades que será aplicada ao jogador da vez, podendo ser, ir para o box, cair na caixa de brita, rodar na pista e voltar tantas casas, estourar o motor e sair da prova, dentre outras. Quanto mais fácil for a pergunta e o jogador errar, maior a penalidade aplicada. Enquanto o jogador estiver acertando as respostas continua jogando, só passará ao outro quando errar. Será o vencedor, o que conseguir o maior número de acerto nas perguntas e cruzar primeiro a linha de chegada.
O material utilizado será: uma folha de papel 40 quilos ou de compensado, régua, pincel atômico ou tinta, (pincel), um dado, dois carrinhos, papel vergê para confecção das cartelas, computador para pesquisa de imagens inerentes ao conteúdo trabalhado e para digitação das perguntas e impressora para a impressão das cartelas. Essa atividade será concluída e aplicada em horários alternativos, podendo ser disponibilizada na área coberta da escola para que os alunos utilizem durante as aulas vagas.
O grupo C, ficará encarregado de ao longo da trilha documentar os eventos, utilizando câmaras fotográficas, filmadoras ou mesmo celulares e destacar tudo que estiver relacionado ao tema em questão – Relações Ecológicas - como por exemplo: um formigueiro, um cupinzeiro, que representam um caso de sociedade; os líquens encontrados nos troncos das árvores que representam uma relação de mutualismo; a vegetação mais nova que é bem alta e fina, o que indica a competição pela luz; como outros que sejam capaz de se observar ao longo do trajeto. Esse material será editado e transformado em um vídeo que poderá ser mostrado às demais turmas da escola utilizando a tv ou data show.
O grupo D, será responsável pela elaboração de um texto que evidencie a importância da ecologia para a manutenção da vida no planeta, destacando as interações dos seres vivos com o ambiente e papel do homem nesse contexto. Esse texto poderá ser montado em slide para ser apresentado usando o data show, como também será divulgado na rádio local, isto será possível porque temos alunos na escola que são locutores na rádio.
Espera-se que com os conhecimentos da ecologia os alunos possam conhecer a dinâmica das interações que ocorrem entre os seres vivos e destes com o ambiente e tomem consciência do seu papel na preservação da natureza sabendo que é sempre preciso fazer algo para tentar reverter alguns dos graves problemas ambientais que são provocados pelo próprio homem.

A avaliação acontece no decorrer na aula, pela participação dos alunos e também pela sua aplicação e disponibilidade na confecção execução dos jogos, pela participação na trilha, pela empenho na elaboração e divulgação do vídeo e do texto.

Um comentário:

  1. Professor, como é bom encontrar pessoas como você que ensinam e clareiam a vida da gente, esse plano de aula foi maravilhoso para mim, você me ajudou muito, precisamos interagir mais! Abraços!

    ResponderExcluir