Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dia Internacional de preservação à camada de ozônio

16/09/11 - Canalazultv - Rede Ambiente

16 de setembro: mais uma data de reflexão

Foto: Mario Roberto Duran Ortiz
Congestionamento de veículos no Eixo Monmental em Brasília

No ano de 1987, na cidade de Montreal (Canadá), aconteceu uma reunião que envolveu 46 países, em que estes se comprometeram em diminuir a produção de clorofluorcarbono (CFC), um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio (O3). A partir daí, foi firmado o dia 16 de setembro como o “O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio” em que os países participantes passaram a refletir a necessidade da realização de ações que contribuem para a proteção do velho protetor dos seres vivos na Terra.
O ozônio (O3) é um composto químico com efeitos prejudiciais para os seres vivos. Quando  esse gás é encontrado na superfície terrestre, provoca irritações nos olhos e dificuldades respiratórias. O O3 é o componente principal do nevoeiro fotoquímico e atua como gás no efeito estufa.
Foto: Wikipédia
 
Poluição atmosférica nos Jardins em SP
As principais atitudes que contribuem para a preservação dos recursos naturais são: a economia de energia, o uso de eletrônicos e eletrodomésticos que não contenham CFC. Se possível financeiramente, trocar os eletrodomésticos, pois os antigos consomem mais energia elétrica. A diminuição no consumo de ares-condicionados também ajuda no racionamento. Para lavar roupas não utilize água quente. Na locomoção prefira o transporte público que o carro particular. Por fim, junte baterias e pilhas velhas e entregue-as em postos de coleta.
Com essas medidas, o ar que respiramos ficará menos poluído e ainda contribuiremos para a melhoria do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário