Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Galinha que vira galo?

Canalazultv - 20/08/2011

Mudança de sexo pode ocorrer através de algum distúrbio no ovário.

Foto: Andrei Niemimäki
Galo e galinha

Desde pequenos aprendemos que a galinha é a mulher do galo e que seus filhotes são os pintinhos, certo? Agora, imagina a confusão se, nesta mesma fase da vida, você ouvisse da sua professora que a galinha também pode ser o galo? Pois é, essa troca de sexo pode ocorrer em um determinado período da vida do animal.

Quando a galinha ainda é um embrião, ela desenvolve dois órgãos sexuais. Após seus genes se desenvolverem, apenas o órgão esquerdo cresce no ovário. Assim, o da direita permanece adormecido.

Durante sua vida, a maioria das galinhas aceita ficar só com um ovário e  continuam “atuando” como fêmea e mãe. Porém, com algumas difusões do tipo cisto no ovário ou tumor, o ovário ativo se regride.

Com isso, aquele que estava dormente começa a se desenvolver podendo virar um testículo. Concluído, ele irá produzir o hormônio sexual masculinho, androgênio, e fará o animal mudar de sexo.

Agora galo, ele possuirá crista, ganhará peso cacarejará como tal. Um dos únicos casos divulgados dessa estranha mudança ocorreu na Inglaterra. Com certeza, o dono da galinha (agora galo) levou um tremendo susto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário