Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

Conheça o mais velho animal vivo do mundo

 10/11/12

Descoberto há milhares de anos, camarão-girino permanece aparentemente igual.

Foto: Stijn Ghesquie
Camarão-girino

Os Triops cancriformis são uma espécie de camarão que podem ser encontrados apenas no Reino Unido. Conhecidos também como camarão-girino, eles foram descobertos há muito tempo, em 1801.

São considerados os mais velhos animais vivos do mundo. Em 2010, cientistas anunciaram a presença de mais duas colônias do Triops cancriformis. Uma na Escócia e a outra na Inglaterra.

O mais interessante sobre este crustáceo é o que os pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, descobriram. Segundo eles, o camarão-girino permanece praticamente igual ao que era há 200 milhões de anos, quando foi descoberto.

Outro ponto bem curioso é que, quando estão em locais de pouco água, prestes a morrer, os adultos deixam milhares de ovos “soterrados” por muitos anos até que a água retorne e dê condições para o nascimento dos filhotes.

Contrariando estudiosos que, segundo o site britâncio Telegraph, diziam haver mais animais desse tipo na região de Caervarock, esta é mais uma espécie que está sob risco de extinção. Por isso, está protegida legalmente sob o Anexo 5 da Wildlife and Countryside Act 1981 (lei sobre vida selvagem do parlamento do Reino Unido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário