Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

O imenso exército de formigas

 09/11/12

Sempre em deslocamento, elas não possuem colônias e nem moradia fixa.

Foto: Mehmet Karatay
Exército de formigas


Sabe aquele ditado “um por todos e todos por um”? Ou então “unidos venceremos”? Pois é, os dois podem servir de lema para a vida destas formigas.

Denominada formiga-correição, seu grupo abriga cerca de 200 especies.  Elas são bem conhecidas por viverem apenas em bando – já que são cegas – e por isso ganharam o nome de exército de formigas.

Não possuem habitat fixo e nem constroem colônias. Frequentemente elas estão organizando expedições para caçar alimentos. Seus deslocamentos são sempre noturnos e suas presas são insetos, aranhas e pequenos vertebrados.
Foto: Wikipédia
Soldada do exército


Ao chegarem a um local, a coluna de formiga - que tem dezenas de metros - arrasa o ambiente, devastando tudo e obrigatoriamente tendo que se deslocar para outro lugar. Quando invadem campos, elas os deixam livres de pragas, destruindo ninhos de cupins ou de outras formigas.

Suas longas patas têm grande alcance e as garras presentes em sua boca são de dar medo a qualquer pessoa que se aproxime. Há registros de que animais com dimensões iguais a do cavalo já tenham sido dilacerados por essas “pequenas formiguinhas”. Assustador, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário