Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ATIVIDADE - BIOLOGIA - 2º MÉDIO NOITE


Escola Estadual de Ensino Médio Padre Marino Contti
Disciplina BiologiaATIVIDADE
Professor: José Padilha de Lima
Aluno(a): ____________________________________
Turma: ___________

01. Relacione a coluna de acordo com a e indique a sequência correta:
COLUNA
(1)
População
(2)
Comunidade
(3)
Biosfera
(4)
Ecossistema

COLUNA
(
) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.
(
) Populações existentes numa determinada área.
(
) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.
(
) Ambiente habitável pelos seres vivos.
a)
4231
b)
3241
c) 4213
d)
4312
e)
3142

02. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:
a)
exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b)
pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;
c)
pela interação de todos os seres vivos;
d)
pela interação dos fatores físicos e químicos;e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.

03. Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes:
a)
cinco populações.
b)
seis populações.
c)
duas comunidades.
d)
seis comunidades.
e)
dois ecossistemas.

04. (UA-AM) A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:
a)
nicho ecológico
b)
habitat preferencial
c)
plasticidade ecológica
d)
produtividade primária
e)
territorialidade social

06. (UFRJ) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África zebras e na América do Norte bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:
a)
consumidores primários
b)
consumidores secundários
c)
consumidores terciários
d)
decompositores
e)
parasitas

07. (CESGRANRIO) Qual das alternativas a seguir responde corretamente a seguinte questão: Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplâncton?
a)
o equilíbrio ecológico desse ecossistema não sofreria alteração, visto que o fitoplâncton é constituído por seres apenas microscópios.
b)
o zooplâncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilíbrio ecológico do ecossistema.
c)
a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos.
d)
o ecossistema não seria afetado visto que o plâncton é apenas um consumidor na cadeia alimentar.
e)
o equilíbrio ecológico não seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplâncton.
08. Com relação ao fluxo de energia em um ecossistema é correto dizer que:
a)
a quantidade de energia que um nível trófico recebe é superior à que será transferida para o nível seguinte.
b)
o fluxo de energia na cadeia alimentar é cíclico.
c)
a energia luminosa é captada pelos organismos heterótrofos.
d)
em uma pirâmide de energia, a base é sempre ocupada pelos consumidores primários.
e)
no ápice de uma pirâmide de energia estão colocados os produtores.
09. (UBERLÂNDIA) O aproveitamento das algas pelo homem torna-se cada vez mais acentuado. Em certos países asiáticos, as algas já fazem parte da dieta humana. Neste caso o homem comporta-se como:
a) consumidor primário.
b) consumidor secundário.
c) consumidor terciário.
d) produtor.
e) decompositor.
10. As afirmativas abaixo listadas referem-se às relações entre os seres vivos e o ambiente físico.
  1. A fonte energética para os seres vivos é o sol.
  2. O fluxo energético é unidirecional.
  3. A energia incorporada pelos seres vivos acaba voltando ao ambiente como calor, sendo reaproveitada.
  4. Os elementos químicos que compõem os seres vivos acabam voltando ao ambiente pela ação dos decompositores.
  5. A energia que sai de um organismo vivo, nunca consegue voltar para o outro organismo.
Estão corretas:
a) apenas I, II, e III;
b) apenas II e V;
c) apenas I, III e IV;
d) apenas I, II, IV e V;
e) todas as afirmações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário