Escola
Estadual
de
Ensino
Médio
Padre
Marino
Contti
Disciplina
Biologia
– ATIVIDADE
Professor:
José
Padilha
de
Lima
Aluno(a):
____________________________________
Turma:
___________
01.
Relacione
a
2ª
coluna
de
acordo
com
a
1ª
e
indique
a
sequência
correta:
1ª COLUNA
(1) População
(2) Comunidade
(3) Biosfera
(4) Ecossistema
1ª COLUNA
(1) População
(2) Comunidade
(3) Biosfera
(4) Ecossistema
2ª COLUNA
( ) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.
( ) Populações existentes numa determinada área.
( ) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.
( ) Ambiente habitável pelos seres vivos.
a) 4 – 2 – 3 – 1
b) 3 – 2 – 4 – 1
c) 4 – 2 – 1 – 3
d) 4 – 3 – 1 – 2
e) 3 – 1 – 4 – 2
02.
(CESGRANRIO)
Um
ecossistema
tanto
terrestre
como
aquático
se
define:
a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;
c) pela interação de todos os seres vivos;
d) pela interação dos fatores físicos e químicos;e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.
a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;
c) pela interação de todos os seres vivos;
d) pela interação dos fatores físicos e químicos;e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.
03.
Suponha
que
em
um
terreno
coberto
de
capim
gordura
vivem
saúvas,
gafanhotos,
pardais,
preás
e
ratos-do-campo.
Nesta
região
estão
presentes:
a) cinco populações.
b) seis populações.
c) duas comunidades.
d) seis comunidades.
e) dois ecossistemas.
a) cinco populações.
b) seis populações.
c) duas comunidades.
d) seis comunidades.
e) dois ecossistemas.
04.
(UA-AM)
A
posição
de
uma
espécie
num
ecossistema
ao
nível
de
desempenho
funcional
chama-se:
a) nicho ecológico
b) habitat preferencial
c) plasticidade ecológica
d) produtividade primária
e) territorialidade social
a) nicho ecológico
b) habitat preferencial
c) plasticidade ecológica
d) produtividade primária
e) territorialidade social
06.
(UFRJ)
As
espécies
de
capim
que
crescem
nos
campos
da
Austrália
podem
ser
diferentes
das
que
existem
na
América
ou
na
África,
mas
todas
têm
a
mesma
função:
são
produtores
dos
ecossistemas
de
campo.
Nos
campos
da
Austrália
vivem
cangurus,
nos
da
África
há
zebras
e
na
América
do
Norte
há
bisões.
Todos
esses
animais
exercem
em
seus
ecossistemas
a
função
de:
a) consumidores primários
b) consumidores secundários
c) consumidores terciários
d) decompositores
e) parasitas
a) consumidores primários
b) consumidores secundários
c) consumidores terciários
d) decompositores
e) parasitas
07.
(CESGRANRIO)
Qual
das
alternativas
a
seguir
responde
corretamente
a
seguinte
questão:
“Que
resultaria
se
desaparecesse
do
mar
o
fitoplâncton?”
a) o equilíbrio ecológico desse ecossistema não sofreria alteração, visto que o fitoplâncton é constituído por seres apenas microscópios.
b) o zooplâncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilíbrio ecológico do ecossistema.
c) a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos.
d) o ecossistema não seria afetado visto que o plâncton é apenas um consumidor na cadeia alimentar.
e) o equilíbrio ecológico não seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplâncton.
a) o equilíbrio ecológico desse ecossistema não sofreria alteração, visto que o fitoplâncton é constituído por seres apenas microscópios.
b) o zooplâncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilíbrio ecológico do ecossistema.
c) a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos.
d) o ecossistema não seria afetado visto que o plâncton é apenas um consumidor na cadeia alimentar.
e) o equilíbrio ecológico não seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplâncton.
08.
Com
relação
ao
fluxo
de
energia
em
um
ecossistema
é
correto
dizer
que:
a) a quantidade de energia que um nível trófico recebe é superior à que será transferida para o nível seguinte.
b) o fluxo de energia na cadeia alimentar é cíclico.
c) a energia luminosa é captada pelos organismos heterótrofos.
d) em uma pirâmide de energia, a base é sempre ocupada pelos consumidores primários.
e) no ápice de uma pirâmide de energia estão colocados os produtores.
a) a quantidade de energia que um nível trófico recebe é superior à que será transferida para o nível seguinte.
b) o fluxo de energia na cadeia alimentar é cíclico.
c) a energia luminosa é captada pelos organismos heterótrofos.
d) em uma pirâmide de energia, a base é sempre ocupada pelos consumidores primários.
e) no ápice de uma pirâmide de energia estão colocados os produtores.
09. (UBERLÂNDIA)
O aproveitamento das algas pelo homem torna-se cada vez mais
acentuado. Em certos países asiáticos, as algas já fazem parte da
dieta humana. Neste caso o homem comporta-se como:
a) consumidor primário.
b) consumidor secundário.
c) consumidor terciário.
d) produtor.
e) decompositor.
a) consumidor primário.
b) consumidor secundário.
c) consumidor terciário.
d) produtor.
e) decompositor.
10.
As afirmativas abaixo listadas referem-se às relações entre os
seres vivos e o ambiente físico.
- A fonte energética para os seres vivos é o sol.
- O fluxo energético é unidirecional.
- A energia incorporada pelos seres vivos acaba voltando ao ambiente como calor, sendo reaproveitada.
- Os elementos químicos que compõem os seres vivos acabam voltando ao ambiente pela ação dos decompositores.
- A energia que sai de um organismo vivo, nunca consegue voltar para o outro organismo.
Estão
corretas:
a)
apenas I, II, e III;
b)
apenas II e V;
c)
apenas I, III e IV;
d)
apenas I, II, IV e V;
e)
todas as afirmações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário