Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Escaravelho: um animal sustentável

09/04/12

Este tipo de inseto mora em resíduos e ainda se alimenta deles.

Foto: Eudicella Gralli
Os escaravelhos são insetos coleópteros e alguns também coprófagos, especialmente os que vivem de excrementos de mamíferos herbívoros. O inseto vive nas fezes destes animais e, as vezes, utiliza-os como alimento. Uma atitude muito sustentável na própria natureza.
Sobre a Ordem Escaravelhos, ela é a que mais possui espécies em todo o reino animal, como por exemplo, a grande família dos Escarabeídeos, besouros pesados e coloridos, na qual se incluem besouros grandes e o famoso escaravelho sagrado, adorado pelos antigos egípcios.
No Egito Antigo, os escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o além. O escaravelho rola-bosta leva seu excremento para a sua toca e o come lá.
Foto: Eric Steinert
Escaravelhos da espécie Cetonia Aurata
Há cerca de 30 mil espécies de escaravelhos no mundo e o seu tamanho pode variar de 2 mm até 180 mm. As fêmeas de certas espécies, como as do escaravelho sagrado, preparam uma bolinha de excremento (esterco), às vezes cobertas de barro, na qual põem o ovo e enterram.
O escaravelho é também conhecido como escarabeu, carocha, rola-bosta, capitão, coró, bicho-bolo e bicho-carpinteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário