Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Questão de Cauda



03 de abril de 2012
Questão de Cauda
Lagartos saltadores ajudam cientistas a construir veículos mais estáveis
por Larry Greenemeier
MINDEN PICTURES

A ficção científica muitas vezes concebe mundos povoados por robôs humanoides. Na realidade, insetos, répteis e animais não humanos muitas vezes servem como modelo mais prático para autômatos. Quanto mais pernas um robô tem, mais fácil fica a navegação em terrenos difíceis. Da mesma forma, garras são menos desafiadoras para lutar que mãos de primatas, e, conforme relato recente de uma equipe de pesquisadores, as caudas são um mecanismo de estabilização muito versátil.

A extremidade de cobras, formigas ou até mesmo gafanhotos já serviu de inspiração para alguns especialistas em robótica. Agora Robert J. Full, biólogo da University of California em Berkeley, e seus colegas se voltaram para o lagarto africano Agama, de cabeça vermelha. O trabalho dos pesquisadores, publicado na edição de 12 de janeiro da revista Nature, descreve como um cuidadoso estudo da abordagem do Agama para saltar em superfícies escorregadias levou a melhorias no projeto de robótica.

Videografia de alta velocidade com captura de movimento revelou como o Agama eleva a cauda para compensar a falta de estabilidade em superfícies escorregadias quando salta de um bloco retangular e achatado para uma superfície vertical. Quando o bloco foi coberto com uma lixa, o lagarto necessitou de menor estabilização e a cauda permaneceu abaixada durante um salto.

Full e sua equipe aplicaram os recursos de elevar a cauda do lagarto a um veículo robótico de quatro rodas chamado Tailbot. Depois de prender uma cauda estabilizadora na parte traseira do veículo e enviá-lo para uma rampa, os pesquisadores notaram que o Tailbot afundou com o nariz para baixo com a cauda na posição para baixo. Quando a cauda foi erguida, como a do Agama, com base na postura do Tailbot descendo da rampa, o robô foi capaz de aterrissar sobre as rodas em uma posição mais equilibrada. Full e seus alunos agora investigam o papel da cauda em um rolamento controlado, com projeção e guinada, durante a execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário