Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Louva-a-deus se parece com orquídea

 06/01/2013

Essa espécie utiliza flores como camuflagem

Foto: Lucas Viatour
Louva-a-deus orquídea
Você já ouviu falar no louva-a-deus orquídea? De nome científico Hymenopus coronatus, este inseto pode ser achado nas florestas tropicais da Malásia, Indonésia e Sumatra.

Vivendo sobre as árvores da papaia, dos frangipanis e em cima das flores de orquídea, esta espécie é caracterizada pela sua coloração brilhante e bonita. Ao andar, suas patas lembram pétalas de flores.

Ao contrário da maioria dos outros animais, o sexo feminino leva uma considerável vantagem sobre o masculino. Os machos geralmente têm menos da metade do tamanho das fêmeas e a sua coloração é mais puxada para o marrom. Em contrapartida, são eles quem melhor sabem voar.

O mais exuberante sobre esses animais é exatamente o que faz jus ao seu nome. Com a incrível capacidade de camuflagem, eles se entrelaçam no meio das orquídeas, passando a impressão de que fazem parte da flor. Tudo isso porque precisam, de alguma forma, confundir os seus predadores - lagartos, lagartixas, aranhas, sapos, pássaros, roedores e morcegos.
Foto: Lucas Viatour

Louva-a-deus orquídea
Sobre a sua alimentação, eles costumam ser carnívoros. Na natureza, seu prato predileto é composto por pequenos lagartos, abelhas (sem ferrões), moscas, borboletas, mariposas ou qualquer outro inseto voador não-peçonhento. Além disso, alguns deles já foram flagrados comendo banana - talvez para obter o potássio que ela contém.

Não é só dos predadores animais que o louva-a-deus orquídea tenta fugir. Se você avistar um desses lindos bichinhos em alguma árvore ou flor, muito cuidado. Ao contrário do que parece, eles podem ser bastante agressivos se erguidos ao ar, chegando até a morder quem se atreva a pegá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário