Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O inseto com o menor tempo de vida do mundo

 07/01/2013

Para a Efêmera, falta oportunidade até para se alimentar

Foto: Richard Bartz
Efêmera

Com mais de 2500 espécies,  estes animais são do tipo artrópode e pertencem a uma ordem denominadaEphemeroptera. Encontrados em diversas partes do mundo, eles são os mais antigos insetos com asas já registrados.
Seu corpo mole e alongado pode chegar a 4 cm de comprimento. Na maioria das espécies, os machos têm olhos grandes e suas patas dianteiras são longas para, na hora do acasalamento, conseguir segurar as fêmeas em pleno ar.
Seu habitat natural é a zona próxima da água doce (parada ou de curso lento).  Ninfas – forma na pré- fase adulta – costumam se esconder sobre rochas se alimentando de matéria vegetal. Vivem, em média, de algumas semanas a três anos de idade. Antes disso, mudam sua forma de 20 a 30 vezes em um período de até um ano. Normalmente  são o prato predileto de muitos peixes.
Ao atingir a fase adulta, seu tempo de vida se torna curtíssimo. Variando de 30 minutos para um dia, as efêmeras sobrevivem o suficiente para se reproduzirem e colocarem seus ovos da próxima geração. Não há oportunidade nem para se alimentarem.
Este grupo é considerado ecologicamente essencial para o seu habitat. As suas ninfas servem de alimento para outros animais, representando uma grande importância para a cadeia alimentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário