Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Uma noiva? Um bebê? Uma água-viva? É o Hell Boy!

 23/01/2013

Veja as primeiras imagens desse peixe que lembra a descrição de um anjo caido.

Crédito: Gustavo Assad
O Hell Boy ainda jovem
As fotos que ilustram este material são as primeiras feitas de um bebê “infernal”! Quando pensamos sobre filmes de terror, horrores da imaginação, seres alienígenas, volta e meia o quem à mente é muito parecido com nosso “Hell boy”: cara grande, olhos enormes, boca descomunal e, porque não, um toque etéreo de véus, como um anjo caído...Essa descrição não é a cara de nosso “Hell boy”?
Este é o filhote de um peixe chamado Peixe-Sapo, cientificamente conhecido como Lophius gastrophysus. Em milhares de espécies de peixes ocorre o que chamamos de metamorfose, uma verdadeira transformação.. Ovos dão origem a larvas, larvas se transformam em jovens, jovens em adultos e, frequentemente, nenhuma dessas fases de crescimento se parece com a anterior ou a seguinte. Este é bem o caso de nosso “Hell boy”.
Crédito: Gustavo Assad

Outra do Hell Boy ainda filhote
A fêmea adulta expele uma massa de ovos com até 12 metros de comprimento e 1,5 de largura, que são imediatamente fertilizados pelo macho. Essa massa é semiflutuante, ficando à deriva na parte superior da coluna d´água, não chegando à superfície do mar. Nascem então as larvas que vivem na mesma região e que, aos poucos, se transformam em jovens como nosso “hell boy com 7 e 10 cm de comprimento. As nadadeiras longas, largas e transparentes, as cores e os filamentos servem de camuflagem para o peixe, pois o fazem parecer muito com uma água-viva comum na região em que foi fotografado (Arraial do Cabo, RJ). O mais curioso é que nunca havia sido visto um jovem do Peixe-Sapo antes. O que se imagina é que, depois de um tempo, o jovem vá buscando águas cada vez mais profundas até se transformar no adulto, que com quase um metro de comprimento pode pesar mais de 15 kg  e vive no fundo, geralmente entre os 50 e 600 metros de profundidade.
Crédito: Alfredo Carvalho Filho
O Hell Boy já adulto. A metamorfose é óbvia!
Um trabalho científico está sendo desenvolvido pelos pesquisadores Alfredo Carvalho Filho, Sérgio Stampar, John Caruso e Ann Everly, para fundamentar a descoberta do fotógrafo e instrutor de mergulho Gustavo Assad que flagrou o jovem “Hell Boy”, com cerca de 15 cm, nas águas rasas da Ilha dos Porcos, Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
Como detalhe final, o Peixe-Sapo, em todas as fases, é carnívoro por excelência e sua carne é considerada deliciosa.
Alfredo Carvalho Filho é biólogo e autor do livro “Peixes, Costa Brasileira”

Nenhum comentário:

Postar um comentário