Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Conus: sua beleza muitas vezes é fatal

07/08/2012

Ele é capaz de matar um urso pardo de 600 kg

Wikipédia
Animal atacando um de um conjunto de três caramujos

Certamente, a primeira reação de qualquer pessoa ao ver esta bela “concha”, seja dentro do mar ou nas areias das praias, é a de pegá-la na mão, certo? Sim, mas essa ingenuidade pode lhe custar a vida.
Este belíssimo animal (que está entre os dez mais venenosos do mundo) é um molusco gastrópode marinho, que faz parte de um gênero denominado Conus. Com mais de 600 espécies diferentes, eles podem ser encontrados em locais de clima temperado (como a costa da África do Sul), em águas frias (do sul da Califórnia) ou na maioria das regiões da Austrália.
A maior curiosidade sobre este invertebrado é o fato de que eles são extremamente venenosos. Podendo alcançar até 23 centímetros de comprimento, o Conus é capaz de causar muitas mortes, seja em seres humanos ou em animais.
Tímidos, eles passam a maior parte do tempo escondidos em alguma toca ou coral e saem à noite para caçar. Sentem a presença da vítima pelo olfato e quando a detectam, se aproximam e lançam um arpão saturado em veneno com o objetivo de imobilizá-las. Suas principais presas são pequenos peixes, moluscos, caramujos ou até outro Conus.
Neste veneno, há centenas de compostos diferentes e sua composição exata varia amplamente de uma espécie para outra.  Uma dessas substâncias pode ser uma potente redutora de dor que o animal utiliza para pacificar a vítima antes de imobilizá-la e matá-la.
Sua picada, quanto à dor, pode ser pior que a de uma abelha e até mesmo um marimbondo. Os sintomas são intensa dor localizada, inchaço, dormência, formigamento e vômitos. Eles podem iniciar imediatamente ou demorar alguns dias. Nos casos mais graves, os músculos paralisam, a vista se altera e a vítima sofre uma parada cardíaca respiratória, sendo tarde demais o socorro. Não há um remédio próprio que interrompe as reações, o que se tem a fazer é esperar o próprio corpo eliminar essas substâncias.
Porém, a medicina deu um grande avanço e descobriu nesses animais a cura para muitas doenças. Suas toxinas presentes no veneno é um potente aliviador de dores, sendo 1000 vezes mais potente que a morfina. Além disso, ele pode ser usado no tratamento de Alzheimer, Parkinson e epilepsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário