Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sapos podem inovar na produção de band-aid

03/08/2012

Sua sola grudenta é alvo de novas pesquisas

Foto: Divulgação
Sapos podem ajudar a desenvolver curativos melhores

Já imaginou utilizar um band-aid feito a partir de pata de sapo?! Pois é, este parece ser o novo alvo da medicina.
Uma pesquisa apresentada durante a Conferência Anual da Sociedade de Biologia Experimental, em Glasgow, revelou um propósito dos cientistas em desenvolver uma nova forma de curativo para machucados através de um dos mecanismos do sapo.
Esses anfíbios que vivem em árvores possuem a capacidade de se manterem presos aos galhos delas graças às suas patas grudentas. Ao contrário do que se possa imaginar, este ato não é nem um pouco anti-higiênico. Graças a um muco melequento, porém autolimpante, seus pés não têm chances de ficarem sujos e encardidos.
Além disso, segundo os pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, não é apenas o muco que permitem esta ação, mas também o desenho da sola dos pés desses animais.
Para gerar essa substância, os sapos precisam friccionar o pé. São através de pequenas estruturas em formato hexagonal que eles conseguem fazer isso. Então, as partes da pata se mantêm em contato com a superfície, mantendo a produção de muco adesivo constante. Assim, se replicado, este desenho de sua sola poderá render ótimos curativos para machucados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário