Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Adaax: o antílope que está perdendo seu espaço

01/10/2011


Animal perdeu seu habitat para pastagens e muitos vivem em cativeiro.

Foto: Tim Vickers
Adaax e seu imenso chifre
O Addax é um animal de origem africana que está incluído na lista de animais que correm sérios riscos de extinção.  O mamífero costumava viver em bandos de 20 a 25 animais, principalmente para tentar sobreviver a caça de indígenas que buscam a carne do animal.
A carne serve de alimento e também é usada para que o homem faça couro para sapatos e sandálias. Outro motivo que contribui para a diminuição da espécie é o uso da área para pastagem.
Foto: MathKnight and Zachi Evenor

Adaax criados em cativeiro
Por serem herbívoros, os Addax alimentam-se principalmente de gramíneas, mas quando estas acabam, consomem folhas, flores, casca e flores, garantindo  a sua sobrevivência. Uma curiosidade interessante é que eles não consomem água como os outros animais. Para isto, usam a água presente nos vegetais e orvalhos.
Os seus longos chifres são inclinados para trás,  medindo 80cm aproximadamente. No que diz respeito à reprodução, as fêmeas da espécie podem emprenhar em qualquer época do ano, mas o maior número de nascimentos ocorre entre setembro e janeiro, após a época das chuvas e antes da estação fria começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário