Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Europeus morrerão em decorrência das mudanças climáticas

30/09/2011


Motores que liberam gás ozônio são os maiores vilões.

Foto: NASA Goddard Laboratory for Atmospheres
Ciclo solar

Mais um grave efeito causado pelo aquecimento global foi divulgado. Dessa vez as vítimas são os seres humanos.

Durante o Congresso anual da Sociedade Europeia de Respiração (na sigla inglesa, ERS), foi mostrado que as mudanças do clima podem afetar diretamente o ser humano, causando futuramente sua morte.

O estudo é da Universidade de Umea, na Suécia. Ele aponta que diversos países europeus, em um período de 60 anos, irão notar as consequências causadas pela descontrolada emissão de gás ozônio. O principal responsável por isso são os motores a combustão utilizados por carros ou indústria.

Bélgica, França, Espanha e Portugal deverão ser as mais afetadas, registrando aumentos de 10% a 14% no número de mortes de seus cidadãos. Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram diferentes cenários climáticos em épocas distintas e assim obtiveram simulações de como os níveis de ozônio influenciam as mudanças climáticas.

Além de causar doenças respiratórias, o gás de ozônio afeta o ar, a água e a agricultura, facilitando a proliferação de doenças como a malária e/ou a diarréia. Belgas, holandeses, irlandeses e britânicos são os que registraram o maior número de mortes resultantes dessas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário