Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conheça o peixe-serra: um focinho muito cortante

  28/10/11

Animal pode chegar até 10 metros, sendo 2 metros apenas de serra.


Foto: Wikipédia

Peixe-serra em aquário
O peixe-serra é caracterizado por ter um imenso focinho no formato de uma serra. Este maxilar afiado com mais de vinte pares de dentes é bastante eficiente na hora da busca de comida em áreas marítimas arenosas. Com poros na mandíbula, ele consegue detectar os movimentos de outros peixes, antes de ataca-los.
O animal, juntamente com o tubarão-cobra, são os únicos tubarões que possuem seis fendas branquiais no lugar de sete ou cinco. A diferença principal entre eles é que o peixe-serra têm a cabeça achatada dorsiventralmente, com as fendas branquiais na face ventral e não atrás da face como o tubarão-cobra.
Foto: Wikipédia

Peixe-serra no mar
Encontrado em grande parte do oceano Indíco e na costa da África do Sul, o peixe-serra é muito procurado no Japão, principalmente para a alimentação. Falando nisso, o tubarão aprecia peixes com espinhas, camarões e lulas.
A reprodução do tubarão é ovovivípara e ter até 20 filhotes -  já completamente formados com cauda e serra. O adulto pode alcançar até 10 metros de comprimento, sendo que 2 metros podem ser apenas de sua serra. Apesar desta aparência ofensiva, o animal somente ataca mergulhadores se for provocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário