Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sapo- parteiro: o carregador de ovos

06/10/2011


O sapo carrega os ovos por cerca de 20 a 28 dias antes do nascimentos dos girinos.



 Foto: Christian Fischer
 
Sapo-parteiro carregando seus ovos
Sapos-parteiro é um género de rãs da família Discoglossidae que podem ser encontradas na maior parte da Europa e noroeste de África. Os cuidados parentais deste gênero é peculiar: os machos carregam um fio de ovos fertilizados nas suas costas, por isso o nome "parteiro". Eles têm cerca de cinco centímetros de comprimento (as fêmeas são pouco maiores) e pés parcialmente palmados (seus dedos são unidos por uma membrana).

De hábitos noturnos, eles costumam sair apenas à noite do esconderijo onde se abrigam, e então vão a procura de vermes, centopeias, moscas, aranhas, moluscos e insetos que lhes servem de alimento. O retorno para a “casa” acontece um pouco antes do amanhecer.
Foto: F.Lamiot

Sapo-parteiro protegendo seus ovos dos predadores

A cabeça do sapo-parteiro é grande em relação ao corpo, os olhos também volumosos e cinzas, se assemelham a cor do seu dorso, apresentando algumas verrugas alaranajadas ao passo que o ventre tem um tom amarelo-claro ou esbranquiçado.

Na reprodução, a fêmea expele uma fila de ovos, que o macho fertiliza externamente. Ele depois os enrola em volta das suas pernas para protegê-los de predadores na água. Este período dura de 20 a 28 dias e quando os ovos estão prestes a eclodir, o macho nada até águas rasas, onde permite que os girinos nasçam, saltando dos ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário