Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

COP17 traz números assustadores sobre as mudanças climáticas no planeta

26/12/11

Brasil deverá sofrer com aumento de enchentes.

Foto: Antônio Cruz/ABr
Enchente em Trizedela do vale, Maranhão
Que o aquecimento global e o descaso com o meio ambiente estão afetando – e muito – o nosso planeta, isso todos sabemos. Más, quando nos deparamos com números, o susto é bem maior.

Na última Conferência do Clima (a COP17), em Durban, que aconteceu em 14 de dezembro deste ano, foi divulgado um recente estudo feito pelo centro especializado em mudanças climáticas, Met Office Hadley, e encomendado pela Grã-Bretanha. Nele foram simuladas possíveis consequências que 24 países podem sofrer até 2100 em decorrência das mudanças climáticas.

Os dados partem do princípio de que o mundo irá manter seu atual padrão de emissão de gases causadores do efeito estufa aumentando, assim, entre 3ºC e 5ºC a temperatura do planeta até o final do século XXI. No caso do Brasil, a principal área atingida será as enchentes.

Esta irá aumentar em 87% em relação aos níveis atuais. Além disso, sofreremos com o acréscimo de 10% na ocorrência de tempestades afetando a vida de, no mínimo, 30% da nossa população litorânea.

Europa e Egito também estavam entre os pesquisados e são os que mais causam preocupações. O primeiro corre o risco de perder até 99% de sua área de cultivo agrícola enquanto o segundo deverá penar com a falta de água, que atingirá 98% de sua população.

Torcemos para que estes dados não apenas choquem os 193 Estados-Membros da ONU, que estavam presentes na Conferência. Mas sim que os façam tomar medidas eficazes para que o mundo de todos seja salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário