Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Galo-da-serra: a exuberante ave da Amazônia

08/12/11

Possui uma coloração alaranjada e sua dança de acasalamento é única.

Foto: Wikipédia
Galo-da-serra
O galo-da-serra é um dos pássaros mais exuberantes da América do Sul. A ave possui uma coloração alaranjada e atrai admiradores também pela forma com que o acasalamento ocorre na espécie.
Os machos formam os leks (locais formados para exposições para as fêmeas) e agregam-se na espera de encontrar uma parceira. Este local em que é feito a exposição é formado por rochas para que os  machos se reúnem para a exibição individual para as fêmeas (cada qual em um “palco” isolado). A exibição possui saltos, abertura de asas, gritos e, após o término da apresentação, a ave volta para o galho.
Depois disto, cada ave escolhe seu parceiro para a reprodução. O ninho é feito de barro e gravetos em forma de taça em terreno rochoso ou cortado pela erosão em ambiente bem úmido e sombreado pela vegetação. A fêmea coloca 2 ovos manchados, que são chocados apenas pela fêmea durante 27 a 28 dias. Seu período de reprodução vai de março a julho.
Foto: Nathan Mohr
Perfil do galo-da-serra
O galo-da-serra come as frutas, engole várias sementes inteiras e a maioria delas não é danificada ao passar pelo sistema digestivo do pássaro. Desta forma, muitas sementes continuam com poder de germinação quando o galo-da-serra as defeca ou regurgita, o que geralmente ocorre a distâncias consideráveis das árvores mães. Assim, o galo-da-serra tem um papel importante na dispersão das sementes de várias espécies de árvores florestais.
Apesar de ser facilmente encontrado na região Amazônica, onde habita, além de ser muito procurado por caçadores e colecionadores, o galo-da-serra é classificado como uma espécie “pouco preocupante” na lista de espécies ameaçadas da União Mundial para a Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário