Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Saíra-lagarta: a ave que sente prazer com picadas

02/12/11

Ela somente é encontra na Mata Atlântica.


Foto: Dario Sanches

Saíra-lagarta na Serra da Cantareira
A saíra-lagarta é uma das espécies de saíras mais coloridas e bonitas que existem. Ela possui o rosto negro, região ao redor dos olhos azul, o dorso verde com riscos negros e peito amarelado.
A sua principal curiosidade é em relação ao ato de “formigar-se”, que consiste em agarrar formigas vivas com o bico e introduzi-las entre as penas para sentir prazer com a picada do inseto.
A espécie é endêmica do Brasil e mede cerca de 13 cm de comprimento. Os sexos não apresentam dimorfismo sexual, portanto são praticamente idênticos.
Foto: Dario Sanches
Saíra-lagarta
A ave alimenta-se de folhas, insetos, frutas e larvas. Ela constroi um ninho em formato de tigela e cada ninhada do casal de saíras dá origem a 2 ou 3 ovos que nascem após 15 dias. Os filhos saem do ninho após 20 dias.
Também conhecida por saíra-da-serra e saíra-verde, ela somente é encontra na Mata Atlântica. Ela habita pontos elevados da Serra do Mar, da Mantiqueira, do Caparaó, de Ibitipoca e do Caraça, em grupos de 8 a 10 indivíduos.
É um exemplo de espécie que só vive em matas bem preservadas, o que demonstra a importância de manter e ampliar essas áreas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário