Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tartaruga-de-couro: a maior tartaruga do mundo

01/12/11

Animal é vítima de sacos plásticos lançados ao mar.


Foto: Wikipédia

Tartaruga-de-couro
A tartaruga-de-couro possui uma estrutura corporal bem diferente das demais. Sua carapaça é coberta de uma pele macia e oleosa. Outras espécies possuem cascas mais duras.
Esta carapaça ajuda a espécie a nadar com muita rapidez. Além dela, as nadadeiras são vitais para que a tartaruga atinja a velocidade de 35 km/h debaixo d’água. O comprimento dela pode chegar a quase 3 metros e seu peso a 900Kg, sendo considerado o quarto maior réptil do mundo.
Este animal impressionante também bate recordes de longevidade. Eles podem chegar a viver mais de 300 anos, sempre em alto-mar, aproximando-se do litoral apenas para desovar. Ele se alimenta preferencialmente de águas-vivas.
Foto: Wikipéda
 Apresenta o crânio forte, garras pequenas e cabeça parcialmente retrátil
Justamente por isto, se o homem ingerir a carne desta tartaruga, ele ficará muito doente, podendo até morrer, pois indiretamente estará entrando em contato com a água-viva.
Mesmo sendo um animal que pode viver de 200 a 300 anos, a espécie corre sérios riscos de extinção por causa da ação humana. O homem possui o infeliz hábito de jogar sacos plásticos no mar e isto acaba provocando uma confusão na tartaruga com o seu alimento. Ao ingerir o plástico, o animal acaba se sufocando e morrendo.
A destruição de locais para desova e a baixa taxa de tartarugas recém-nascidas sobreviventes também contribuem para a espécie estar ameaçada e protegida por lei no Brasil e em vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário