Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Calau: a ave que tranca-se no ninho

09/02/2012

Ela possui uma espécie de "capacete" em cima do bico.

Foto: Wikipédia
Calau
O calau é uma ave da Ásia caracterizada por possuir uma espécie de “capacete” em cima do seu bico, por isto o nome em inglês “hornbill” (chifre de bico). O objetivo deste "capacete" é para facilitar a produção dos ninhos, para capturar presas e também na luta com outros animais.
Outra característica marcante no animal é vista no processo da construção do ninho. Ao encontrar uma árvore, a fêmea fecha a sua entrada com lama. O macho a ajuda neste processo colocando mais alguns objetos da mata para selar o ninho. Após isto, a fêmea consegue ficar apenas com um pequeno buraco para respirar, enquanto o macho é responsável por alimentá-la através desta abertura. O filhote também é ajudado pelo macho.
 Foto: Wikipédia
Calau
O calau é considerado uma ave onívora. Alimenta-se de insetos, frutos, pequenas aves e mamíferos.  É considerado uma ave diurna que costuma viver em grandes bandos. O recorde foi de 2400 indivíduos em um único bando.
No total existem mais de 55 espécies de calaus e por esta diversidade, o tamanho delas também são bem diferentes. A menor espécie não passa dos 30 cm, enquanto as maiores podem chegar a até 1,2 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário