Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Grama marinha é o organismo mais antigo do mundo

15/02/2012

Posidonea oceânica habita a Terra a mais de 100 mil anos.

Foto: Alberto Romeu
Posidonea oceânica
Posidonea oceânica é o mais antigo organismo vivo no mundo. Na verdade, trata-se de uma espécie de grama marinha que habita a Terra a mais de 100 mil anos.  O mais curioso desta grama é que ela se reproduz tanto de forma sexuada como assexuada, gerando clones de si mesma.
O comprimento de uma posidonea oceânica pode chegar a até 15 km de comprimento e o seu peso pode se aproximar a 6 mil toneladas.  A espécie é encontrada somente no Mar Mediterrâneo em profundidades de até 35 metros.
Foto: Martino Sabia
 
Fruto da posidonea oceânica
A posidonea oceânica apresenta características de formato semelhantes às de plantas terrestres, pois possuem folhas, rizoma (caule em formato de raiz) e até fruto. Uma característica curiosa desta grama marinha é que o seu fruto é livre e flutuante. Ele pode chegar até a areia e é conhecido como “a azeitona do mar” pelo seu formato.
Infelizmente a posidonea oceânica está cada dia mais difícil de ser vista. Ela serve como um indicador da quantidade de limpeza da água. Com o aumento da poluição no Mar Mediterrâneo, a área da bacia é ocupada apenas por 3% desta vegetação, aproximadamente 38 mil quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário