Páginas

domingo, 4 de março de 2012

Internet é lugar de autoria ou plágio? - AUT - Ativ.01


Disciplina: Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria – AUT
Mediadora: Célia Regina Kurpiel Silva
Aluno: José Padilha de Lima
Turma: PA04
Atividade 01
Internet é lugar de autoria ou plágio?
É nato do ser humano a necessidade da busca por conhecimento. A humanidade tem se desenvolvido ao longo do tempo, aprimorando o conhecimento e promovendo profundas alterações nos níveis social, ambiental, econômico, científico e tecnológico. A tecnologia, com o surgimento da informática tem desempenhado um papel de relevância na construção e reconstrução do conhecimento humano e a ferramenta que vem possibilitando esse avanço é a internet que trouxe mais facilidade e comodidade a nossa vida, mais agilidade nas comunicações, encurtou distâncias, abriu fronteiras e viabilizou a disponibilização e o intercâmbio de informações.
A internet é um espaço de livre acesso onde tanto pode-se criar, pesquisar como copiar, tudo depende do censo de ética do internauta. Na minha concepção a internet tanto pode ser um lugar de autoria como de plágio.
Lugar de autoria, quando usada para abrigar e divulgar pesquisas desenvolvidas por pesquisadores que após longos períodos de trabalho chegam a um resultado e o postam na internet para compartilhar esse conhecimento; quando usada para abrigar e divulgar textos, teses e artigos criados por estudantes ao longo de sua vida acadêmica; quando usada para abrigar e divulgar as mensagens nas redes sociais como orkut, facebook, msn e blog, que usamos para expressar nossas ideias e compartilhar fotos dos momentos agradáveis e significativos da nossa vida. Hoje o conhecimento tem que ser compartilhado e universalizado ...reter informação como se fosse vantagem é desfazer o tapete debaixo dos próprios pés, porque informação faz sentido se compartilhada. Apropriar informação é desvalorizá-la (DEMO apud BENKLER, 2006; LESSIG, 2004)30.
Lugar de plágio, quando usada para o ctrl+C e ctrl+V, isto é, por pessoas que esquecem da ética e se apossam do trabalho de outros atribuindo a si a autoria. De acordo com a Wikipédia, O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, fotografia, audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. Diante dessa constatação e visualizando o panorama por esse prisma, na prática, mais apropriação indébita do que criação propriamente dita (DEMOHabilidades do seculo XXI, p8)
Cabe a nós educadores, orientarmos nossos alunos quanto ao uso da ética, lhes proporcionarmos uma ambiente que os estimulem à produção de seus textos e trabalhos e que usem a internet como um ambiente de pesquisa, onde possam postar suas produções e compartilhar o conhecimento com outros, objetivando uma aprendizagem significativa e não simplesmente para plagiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário