Disciplina:
Design Didático – DD
Mediadora:
Célia Regina Kurpiel Silva
Aluno:
José Padilha de Lima
Turma:
PA04
Atividade
1
O
Que Podemos Melhorar
Creio
já
ter
visto
algumas
Escolas
como
a
do
Bairro
Cinza,
pois
por
incrível
que
pareça
ainda
existem
inúmeras
em
nosso
País.
Como
muito
bem
caracterizadas
no
texto:
Escolas
em
que
os
professores
não
compartilham
suas
experiências,
não
se
comunicam
nem
desenvolvem
um
projeto
comum.
Entregues
a
si
próprios,
encerrados
no
refúgio
de
uma
sala
de
aula,
ficando
a
sós
com
seus
alunos
e
suas
antigas
convicções.
Materiais
iguais,
lições
repetidas
e
passividade.
Para
mudar esse quadro e promover a melhoria da qualidade de ensino e de
aprendizagem dessa escola, proponho as seguintes ações:
- Reunir toda a comunidade escolar para se fazer a diagnose da escola.
- Elaboração de um Projeto Político Pedagógico para a escola.
- Elaboração de projetos que integrem escola e comunidade.
Para
a diagnose da escola, serão organizadas reuniões e debates entre
alunos, professores, equipe gestora, funcionários e pais para que
juntos possam detectar as dificuldades e os problemas que compõem o
dia-a-dia da escola e assim propor alternativas que possam ser
executas com eficiência na solução dos problemas detectados.
De
posse
desses
dados,
passa-se
a
elaboração
do
Projeto
Político
Pedagógico
visando
construir
uma
nova
escola
que
proporcione
atividades
diferenciadas
de
forma
que
a
aprendizagem
seja
algo
prazeroso,
que
promova
o
sucesso
do
aluno
e
o
incentive
ao
prosseguimento
dos
estudos.
Assim,
busca-se
dar
um
sentido
maior
às
atividades
educacionais,
que
sejam
coerentes
com
as
leis
que
regem
o
ensino,
mas
principalmente
com
a
realização
do
aluno
enquanto
ser
social,
de
forma
que
o
ambiente
escolar
lhe
possibilite
expressar
toda
a
sua
gama
de
conhecimentos
atitudes
e
valores
de
sua
vida
paralela
e
anterior
à
escola,
mas
que
também
possa
lhe
predispor
ao
desenvolvimento
de
novas
habilidades
e
competências
essenciais
a
formação
do
seu
caráter
e
ao
exercício
pleno
da
cidadania.
Os
projetos que visam a integração escola – comunidade, deverão ser
discutidos e elaborados por todos os professores e equipe gestora da
escola, para a sua execução será imprescindível a participação
dos alunos e nos momentos das apresentações, abrir a escola para
que a comunidade prestigie esses eventos.
Como
projeto
de
integração
escola
– comunidade,
deixo
com
sugestão
Gincana
Estudantil
Cultural
que
é
um
projeto
que
envolve
toda
comunidade
escolar
e
realmente
trás
a
comunidade
para
a
escola.
É
executada
por
equipes
formadas
por
alunos
da
escola
que
não
medem
esforços
para
realizar
as
tarefas
que
lhes
são
propostas.
É
uma
atividade
que
visa
oportunizar
ao
aluno
manifestar
o
seu
espírito
de
competição,
de
solidariedade,
de
companheirismo,
realização
da
cidadania,
como
também
expressão
artística
e
cultural.
A
gincana Estudantil e Cultural é assim estruturada:
I
– Questões
teóricas
– envolvendo
os
conteúdos
das
disciplinas
trabalhadas
em
sala
de
aula,
como
também
temas
da
atualidade
e
outras
temáticas
que
envolvam
as
questões
socioeconômicas,
políticas
e
ambientais
vivenciadas
em
nossa
sociedade.
II
– Prática Esportiva – envolvendo diversas modalidades como:
Futsal, vôlei, basquete, futebol de areia, atletismo, jogo de
xadrez, bandeirinha e tacobol.
III
– Atividades culturais – Teatro, Show de calouros, danças,
poesias, apresentações folclóricas, músicas gospel.
José
Padilha de Lima.
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