Páginas

domingo, 4 de março de 2012

O Que Podemos Melhorar? - Ativ. 01 - DD


Disciplina: Design Didático – DD
Mediadora: Célia Regina Kurpiel Silva
Aluno: José Padilha de Lima
Turma: PA04
Atividade 1
O Que Podemos Melhorar
Creio ter visto algumas Escolas como a do Bairro Cinza, pois por incrível que pareça ainda existem inúmeras em nosso País. Como muito bem caracterizadas no texto: Escolas em que os professores não compartilham suas experiências, não se comunicam nem desenvolvem um projeto comum. Entregues a si próprios, encerrados no refúgio de uma sala de aula, ficando a sós com seus alunos e suas antigas convicções. Materiais iguais, lições repetidas e passividade.
Para mudar esse quadro e promover a melhoria da qualidade de ensino e de aprendizagem dessa escola, proponho as seguintes ações:
  1. Reunir toda a comunidade escolar para se fazer a diagnose da escola.
  2. Elaboração de um Projeto Político Pedagógico para a escola.
  3. Elaboração de projetos que integrem escola e comunidade.
Para a diagnose da escola, serão organizadas reuniões e debates entre alunos, professores, equipe gestora, funcionários e pais para que juntos possam detectar as dificuldades e os problemas que compõem o dia-a-dia da escola e assim propor alternativas que possam ser executas com eficiência na solução dos problemas detectados.
De posse desses dados, passa-se a elaboração do Projeto Político Pedagógico visando construir uma nova escola que proporcione atividades diferenciadas de forma que a aprendizagem seja algo prazeroso, que promova o sucesso do aluno e o incentive ao prosseguimento dos estudos.
Assim, busca-se dar um sentido maior às atividades educacionais, que sejam coerentes com as leis que regem o ensino, mas principalmente com a realização do aluno enquanto ser social, de forma que o ambiente escolar lhe possibilite expressar toda a sua gama de conhecimentos atitudes e valores de sua vida paralela e anterior à escola, mas que também possa lhe predispor ao desenvolvimento de novas habilidades e competências essenciais a formação do seu caráter e ao exercício pleno da cidadania.
Os projetos que visam a integração escola – comunidade, deverão ser discutidos e elaborados por todos os professores e equipe gestora da escola, para a sua execução será imprescindível a participação dos alunos e nos momentos das apresentações, abrir a escola para que a comunidade prestigie esses eventos.
Como projeto de integração escolacomunidade, deixo com sugestão Gincana Estudantil Cultural que é um projeto que envolve toda comunidade escolar e realmente trás a comunidade para a escola. É executada por equipes formadas por alunos da escola que não medem esforços para realizar as tarefas que lhes são propostas. É uma atividade que visa oportunizar ao aluno manifestar o seu espírito de competição, de solidariedade, de companheirismo, realização da cidadania, como também expressão artística e cultural.
A gincana Estudantil e Cultural é assim estruturada:
IQuestões teóricasenvolvendo os conteúdos das disciplinas trabalhadas em sala de aula, como também temas da atualidade e outras temáticas que envolvam as questões socioeconômicas, políticas e ambientais vivenciadas em nossa sociedade.
II – Prática Esportiva – envolvendo diversas modalidades como: Futsal, vôlei, basquete, futebol de areia, atletismo, jogo de xadrez, bandeirinha e tacobol.
III – Atividades culturais – Teatro, Show de calouros, danças, poesias, apresentações folclóricas, músicas gospel.

José Padilha de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário