Páginas

domingo, 4 de março de 2012

A Construção do Conhecimento e as Novas Tecnologias - Ativ. CA


Aluno: José Padilha de Lima
Disciplina: Concepções de Aprendizagem
Atividade 5 – A Construção do Conhecimento e as Novas Tecnologias
Turma: PA04CA
Mediadora: Célia Regina Kurpiel Silva
O ato de educar não é tarefa fácil, pois é uma ação na qual não se obterá uma total plenitude de realização, principalmente nos dias atuais em que nos vemos cercados por uma linguagem um tanto quanto desconhecida para muitos, tais como: ciberespaço, hipertexto, chat. Email, softwares, hardwares, sites, etc., tudo parte de um mundo midiático protagonizado pelas tecnologias e mídias que invadem nossos lares e ambiente de trabalho (escola). Como sabemos a maioria dos profissionais de educação que atuam em sala de aula, não foram preparados no decorrer da sua formação acadêmica para esta realidade e quando se deparam com a chegada de novas tecnologias e mídias na escola se vêem diante de uma situação que implica em novas aprendizagens e reestruturação da sua prática pedagógica para que possam se moldar a essa nova tendência de aquisição e reconstrução do conhecimento.
Em cada unidade dessa disciplina, nos deparamos com uma fonte riquíssima de conhecimentos e tivemos a oportunidade de incorporá-los ao nosso fazer pedagógico objetivando uma melhor aprendizagem para nossos alunos.
  • Vimos a importância da motivação extrínseca e intrínseca no sentido de despertar o interesse dos alunos em busca de aprendizagem.
  • A força do condicionamento que demonstra a associação entre entre o agir do sujeito e a conseqüência desse agir, evidenciando o processo de aprendizagem que gera resposta mais prováveis e mais freqüentes, fortalecidas e reforçadas, como produto da repetição de relação entre a ação e as conseqüências por ela geradas.
  • A aprendizagem por solução de problemas, onde contatamos que partilhando os problemas com os alunos e orientando-os na busca de soluções, estamos diminuindo as barreiras que se interpõem entre o conteúdo abordado em classe e a realidade, tornando-lhes agentes na construção do conhecimento.
  • Em Psicanalise na Educação, podemos ver as contribuições de Freud para conhecermos o emocional de nossos alunos, os processos normais do pensamento e a importância das relações interpessoais que fundamenta a relação professor-aluno.
Diante de todas essas contribuições, devemos refletir e repensar a nossa prática, adaptando os conhecimentos adquiridos às novas tecnologias e mídias que ora nos são apresentadas e assim construir novos conhecimentos e termos êxito na concretização de nosso objetivo maior que é a eficaz aprendizagem de nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário