Aluno:
José Padilha de Lima
Disciplina:
Concepções de Aprendizagem
Atividade
5 – A Construção do Conhecimento e as Novas Tecnologias
Turma:
PA04CA
Mediadora:
Célia Regina Kurpiel Silva
O
ato de educar não é tarefa fácil, pois é uma ação na qual não
se obterá uma total plenitude de realização, principalmente nos
dias atuais em que nos vemos cercados por uma linguagem um tanto
quanto desconhecida para muitos, tais como: ciberespaço,
hipertexto, chat. Email, softwares, hardwares, sites, etc.,
tudo parte de um mundo midiático protagonizado pelas
tecnologias e mídias que invadem nossos lares e ambiente de trabalho
(escola). Como sabemos a maioria dos profissionais de educação que
atuam em sala de aula, não foram preparados no decorrer da sua
formação acadêmica para esta realidade e quando se deparam com a
chegada de novas tecnologias e mídias na escola se vêem diante de
uma situação que implica em novas aprendizagens e reestruturação
da sua prática pedagógica para que possam se moldar a essa nova
tendência de aquisição e reconstrução do conhecimento.
Em
cada unidade dessa disciplina, nos deparamos com uma fonte riquíssima
de conhecimentos e tivemos a oportunidade de incorporá-los ao nosso
fazer pedagógico objetivando uma melhor aprendizagem para nossos
alunos.
- Vimos a importância da motivação extrínseca e intrínseca no sentido de despertar o interesse dos alunos em busca de aprendizagem.
- A força do condicionamento que demonstra a associação entre entre o agir do sujeito e a conseqüência desse agir, evidenciando o processo de aprendizagem que gera resposta mais prováveis e mais freqüentes, fortalecidas e reforçadas, como produto da repetição de relação entre a ação e as conseqüências por ela geradas.
- A aprendizagem por solução de problemas, onde contatamos que partilhando os problemas com os alunos e orientando-os na busca de soluções, estamos diminuindo as barreiras que se interpõem entre o conteúdo abordado em classe e a realidade, tornando-lhes agentes na construção do conhecimento.
- Em Psicanalise na Educação, podemos ver as contribuições de Freud para conhecermos o emocional de nossos alunos, os processos normais do pensamento e a importância das relações interpessoais que fundamenta a relação professor-aluno.
Diante
de todas essas contribuições, devemos refletir e repensar a nossa
prática, adaptando os conhecimentos adquiridos às novas tecnologias
e mídias que ora nos são apresentadas e assim construir novos
conhecimentos e termos êxito na concretização de nosso objetivo
maior que é a eficaz aprendizagem de nossos alunos.
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