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domingo, 4 de março de 2012

Caixa de ferramentas - AUT - Ativ. final


Disciplina: Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria – AUT
Mediadora: Célia Regina Kurpiel Silva
Aluno: José Padilha de Lima
Turma: PA04
Atividade Final: Caixa de ferramentas
Ferramenta 1: WIKIS - http://www.wikispaces.com/
Mesmo ainda não tendo usado essa ferramenta, pois eu não a conhecia, o que foi possível com esta disciplina, o que me chama a atenção é o fato dessa ferramenta possibilitar a edição coletiva de informações de forma bastante dinâmica. Sua utilização bem planejada possibilita inúmeros benefícios ao sistema educacional, tais como extensão da aula na internet, gerenciamento de calendários de atividades, desenvolvimento de trabalhos coletivos entre os alunos, contato entre alunos e professores, base de conhecimentos, arquivos de trabalhos e qualquer publicação feita pelos alunos ou professores.O uso da Wiki na escola busca desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade, autonomia e solidariedade. (Vanessa dos Santos Nogueira)
Os Wikis, segundo o texto: Wiki e a aplicação no ensino possuem características interessantes:
  • guardam histórico das alterações, permitindo desfazer mudanças equivocadas e acompanhar a evolução do conteúdo;
  • possuem, normalmente, uma área de discussão para cada página, possibilitando debate antes das alterações serem concretizadas;
  • não é obrigatório o cadastro para edição das páginas (variando de acordo com o contexto de uso);
Pretendo utilizar esse recurso com alunos do 3º ano do ensino médio em atividades de grupos. Estamos trabalhando o Reino Metazoa, no momento estamos vendo os critérios de classificação dos metazoários, critérios estes, que agrupam os animais em 10 filos.
A turma composta por 40 alunos será divida em 10 grupos de 4 alunos. Cada grupo irá trabalhar um filo que lhe será atribuído por sorteio e fazer o seu estudo. Deverá usar o Wiki para desenvolver e postar o seu trabalho.
No estudo de cada filo deverá ser destacado:
  • As características gerais e os representantes
  • A estrutura corpórea dos representantes
  • Os sistemas orgânicos
  • A classificação
A avaliação ocorrerá durante o processo de elaboração do trabalho e no momento da sua socialização em classe.
Ferramenta 2: BLOG - https://www.blogger.com
Creio que o blog seja uma das ferramentas mais versáteis para a educação, isto porque em um só ambiente é possível se trabalhar com edição de texto, postagem de fotos e vídeos.
Trata-se de uma ferramenta que possibilita inovar o trabalho pedagógico. Os blogs possibilitam a criação de redes sociais, redes de saberes, a elaboração de projetos, específicos e interdisciplinares, produção de textos , produção de jogos educativos, criação de um local de opiniões e debates, para por exemplo se debater os temas transversais como sexualidade, gravidez na adolescência, drogas, aborto, dentre outros; permite a elaboração de relatórios de excursões, de atividades práticas no laboratório multidisciplinar e outras inúmeras atividades.
É um ambiente bem democrático, onde você pode comentar e ser comentado, sugerir e ser sugerido, sempre buscando o aprimoramento do conhecimento.
É uma ferramenta que já conhecia, mas que também nunca utilizei em atividades pedagógicas. Porém com essa disciplina tive oportunidade de conhecer as aplicações do blog na educação e pretendo irei usá-lo no projeto que irei desenvolver no laboratório a partir do mês de setembro. É uma atividade multidisciplinar, pois envolve as disciplinas Biologia, Geografia, Química, Física, Artes e Matemática.
Nesse projeto iremos realizar: a produção de sabão utilizando óleo de frituras, sabonete artesanal, desinfetante, amaciante de roupas, reciclagem de papel, eletrônica, desenho, áudio e vídeo. Fazendo a integração com os recursos tecnológicos, os alunos criarão um blog onde será postado um diário, incluindo, texto, fotos e vídeo de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto, o qual será disponibilizado a toda comunidade escolar para que façam os devidos comentários.
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades e ao final do projeto, quando será feita uma amostra do foi produzido.
Ferramenta 3: VÍDEO - www.youtube.com.br
Sabemos que hoje não é mais possível o professor ficar no seu período de aula apenas escrevendo no quadro enquanto os alunos de forma passiva copiam e depois explicar o conteúdo; primeiro porque ele não terá a atenção do aluno que não se sente motivado nem tampouco com disposição de ficar horas sentado agindo simplesmente como receptor, ele precisa interagir. Segundo, a aprendizagem com esse modelo é totalmente comprometida pois com a mesmice do dia-a-dia o aluno não tem estímulo algum, possibilitando assim em alguns casos, a indisciplina, a bagunça em sala de aula, em outros, o cansaço, a sonolência, e por fim a desistência, isto porque o aluno não sente o menor prazer em fazer parte desse ambiente.
Hoje com o avanço da tecnologia e com a sua inserção na escola, o professor tem a sua disposição um leque de opções de ferramentas que podem ser utilizadas para proporcionar um novo jeito de ensinar e aprender; um jeito que se fale a linguagem desses alunos que são nativos de uma era digital e que anseiam por uma aprendizagem com essa cara; uma aprendizagem com interatividade.
Nesse contexto, o vídeo é uma ferramenta que usada de forma adequada e bem planejada, contribui e muito para uma aprendizagem mais significativa, uma vez que atrai a atenção do aluno desperta seu interesse pela pesquisa e aproxima a sala de aula do cotidiano. Creio que uma das aplicações do vídeo na educação que se traduz em resultado mais significativo é quando ele é feito pelo próprio aluno que sente o prazer de produzir, editar e publicar o seu trabalho.
O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele -nos toca e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos. (José Manoel Moran).
A experiência que tive com vídeo na educação, foi em uma tarefa de gincana da escola, em que foi solicitado a cada equipe que produzisse um vídeo em forma de telejornal para que fosse apresentado na quadra da escola com o uso do data show. São nesses momentos que podemos ver o quanto não aproveitamos e não exploramos o poder de criatividade dos alunos.
Nessa atividade, tinha o âncora apresentando o telejornal, os repórteres e cinegrafistas fazendo entrevistas e filmando o local da reportagem. Eles abordaram a questão do lixão da cidade, a questão da saúde pública, segurança pública e até um caso de assalto em uma residência.
Todo o trabalho de produção, edição e apresentação foi desenvolvido por cada equipe, e o mais gratificante é poder ver o brilho em seus olhos, de satisfação e por se sentirem parte ativa na efetivação da aprendizagem.

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