Disciplina:
Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria – AUT
Mediadora:
Célia Regina Kurpiel Silva
Aluno:
José Padilha de Lima
Turma:
PA04
Atividade
Final:
Caixa
de
ferramentas
Mesmo
ainda
não
tendo
usado
essa
ferramenta,
pois
eu
não
a
conhecia,
o
que
só
foi
possível
com
esta
disciplina,
o
que
me
chama
a
atenção
é
o
fato
dessa
ferramenta
possibilitar
a
edição
coletiva
de
informações
de
forma
bastante
dinâmica.
Sua
utilização
bem
planejada
possibilita
inúmeros
benefícios
ao
sistema
educacional,
tais
como
extensão
da
aula
na
internet,
gerenciamento
de
calendários
de
atividades,
desenvolvimento
de
trabalhos
coletivos
entre
os
alunos,
contato
entre
alunos
e
professores,
base
de
conhecimentos,
arquivos
de
trabalhos
e
qualquer
publicação
feita
pelos
alunos
ou
professores.
“O
uso
da
Wiki
na
escola
busca
desenvolver
nos
alunos
o
sentido
de
responsabilidade,
autonomia
e
solidariedade”.
(Vanessa
dos
Santos
Nogueira)
Os
Wikis,
segundo
o
texto:
Wiki
e
a
aplicação
no
ensino
possuem
características
interessantes:
- guardam histórico das alterações, permitindo desfazer mudanças equivocadas e acompanhar a evolução do conteúdo;
- possuem, normalmente, uma área de discussão para cada página, possibilitando debate antes das alterações serem concretizadas;
- não é obrigatório o cadastro para edição das páginas (variando de acordo com o contexto de uso);
Pretendo
utilizar esse recurso com alunos do 3º ano do ensino médio em
atividades de grupos. Estamos trabalhando o Reino Metazoa, no momento
estamos vendo os critérios de classificação dos metazoários,
critérios estes, que agrupam os animais em 10 filos.
A
turma composta por 40 alunos será divida em 10 grupos de 4 alunos.
Cada grupo irá trabalhar um filo que lhe será atribuído por
sorteio e fazer o seu estudo. Deverá usar o Wiki para desenvolver e
postar o seu trabalho.
No
estudo de cada filo deverá ser destacado:
- As características gerais e os representantes
- A estrutura corpórea dos representantes
- Os sistemas orgânicos
- A classificação
A
avaliação ocorrerá durante o processo de elaboração do trabalho
e no momento da sua socialização em classe.
Creio
que o blog seja uma das ferramentas mais versáteis para a educação,
isto porque em um só ambiente é possível se trabalhar com edição
de texto, postagem de fotos e vídeos.
Trata-se
de uma ferramenta que possibilita inovar o trabalho pedagógico. Os
blogs possibilitam a criação de redes sociais, redes de saberes, a
elaboração de projetos, específicos e interdisciplinares, produção
de textos , produção de jogos educativos, criação de um local de
opiniões e debates, para por exemplo se debater os temas
transversais como sexualidade, gravidez na adolescência, drogas,
aborto, dentre outros; permite a elaboração de relatórios de
excursões, de atividades práticas no laboratório multidisciplinar
e outras inúmeras atividades.
É
um ambiente bem democrático, onde você pode comentar e ser
comentado, sugerir e ser sugerido, sempre buscando o aprimoramento do
conhecimento.
É
uma ferramenta que já conhecia, mas que também nunca utilizei em
atividades pedagógicas. Porém com essa disciplina tive oportunidade
de conhecer as aplicações do blog na educação e pretendo irei
usá-lo no projeto que irei desenvolver no laboratório a partir do
mês de setembro. É uma atividade multidisciplinar, pois envolve as
disciplinas Biologia, Geografia, Química, Física, Artes e
Matemática.
Nesse
projeto iremos realizar: a produção de sabão utilizando óleo de
frituras, sabonete artesanal, desinfetante, amaciante de roupas,
reciclagem de papel, eletrônica, desenho, áudio e vídeo. Fazendo a
integração com os recursos tecnológicos, os alunos criarão um
blog onde será postado um diário, incluindo, texto, fotos e vídeo
de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto, o qual será
disponibilizado a toda comunidade escolar para que façam os devidos
comentários.
A
avaliação acontecerá durante a realização das atividades e ao
final do projeto, quando será feita uma amostra do foi produzido.
Sabemos
que hoje não é mais possível o professor ficar no seu período de
aula apenas escrevendo no quadro enquanto os alunos de forma passiva
copiam e depois explicar o conteúdo; primeiro porque ele não terá
a atenção do aluno que não se sente motivado nem tampouco com
disposição de ficar horas sentado agindo simplesmente como
receptor, ele precisa interagir. Segundo, a aprendizagem com esse
modelo é totalmente comprometida pois com a mesmice do dia-a-dia o
aluno não tem estímulo algum, possibilitando assim em alguns
casos, a indisciplina, a bagunça em sala de aula, em outros, o
cansaço, a sonolência, e por fim a desistência, isto porque o
aluno não sente o menor prazer em fazer parte desse ambiente.
Hoje
com o avanço da tecnologia e com a sua inserção na escola, o
professor tem a sua disposição um leque de opções de ferramentas
que podem ser utilizadas para proporcionar um novo jeito de ensinar
e aprender; um jeito que se fale a linguagem desses alunos que são
nativos de uma era digital e que anseiam por uma aprendizagem com
essa cara; uma aprendizagem com interatividade.
Nesse
contexto, o vídeo é uma ferramenta que usada de forma adequada e
bem planejada, contribui e muito para uma aprendizagem mais
significativa, uma vez que atrai a atenção do aluno desperta seu
interesse pela pesquisa e aproxima a sala de aula do cotidiano. Creio
que uma das aplicações do vídeo na educação que se traduz em
resultado mais significativo é quando ele é feito pelo próprio
aluno que sente o prazer de produzir, editar e publicar o seu
trabalho.
“O
vídeo
parte
do
concreto,
do
visível,
do
imediato,
próximo,
que
toca
todos
os
sentidos.
Mexe
com
o
corpo,
com
a
pele
-nos
toca
e
"tocamos"
os
outros,
estão
ao
nosso
alcance
através
dos
recortes
visuais,
do
close,
do
som
estéreo
envolvente.
Pelo
vídeo
sentimos,
experienciamos
sensorialmente
o
outro,
o
mundo,
nós
mesmos”.
(José
Manoel
Moran).
A
experiência que tive com vídeo na educação, foi em uma tarefa de
gincana da escola, em que foi solicitado a cada equipe que produzisse
um vídeo em forma de telejornal para que fosse apresentado na quadra
da escola com o uso do data show. São nesses momentos que podemos
ver o quanto não aproveitamos e não exploramos o poder de
criatividade dos alunos.
Nessa
atividade, tinha o âncora apresentando o telejornal, os repórteres
e cinegrafistas fazendo entrevistas e filmando o local da reportagem.
Eles abordaram a questão do lixão da cidade, a questão da saúde
pública, segurança pública e até um caso de assalto em uma
residência.
Todo
o trabalho de produção, edição e apresentação foi desenvolvido
por cada equipe, e o mais gratificante é poder ver o brilho em seus
olhos, de satisfação e por se sentirem parte ativa na efetivação
da aprendizagem.
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