Páginas

domingo, 4 de março de 2012

Papel do Multiplicador do como Gestor - Ativ. GTM


Disciplina: GESTÃO E INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS EDUCACIONAIS- GTM
Mediadora: Célia Regina Kurpiel Silva
Grupo: IntegrAção
Jones Souza
José Padilha
Maria de Fátima
Maria Vilany (coordenadora)
Vandilamar AlvesVandinha
Watison Gonçalves
Turma PA04

Papel do Multiplicador do como Gestor
Para a realização dessa atividade, visitei duas escolas, sendo uma estadual que identificarei como escola (A) e outra municipal que identificarei como escola (B), ambas situadas na cidade de Mãe do Rio, para fazer o diagnóstico da situação tecnológica de cada uma e o levantamento dos hardwares e softwares nelas existentes. Optei pela visita, para ter informações mais precisas e uma visão mais realista da situação de cada escola, como também conversar com a equipe de gestão, coordenadores, professores e alunos a respeito de como se processa o uso dessas tecnologias e mídias pela comunidade escolar.

Levantamento da escola (A)

A escola (A) funciona apenas com turmas das três séries do ensino médio, nos três turnos com 1566 alunos. Estruturalmente é composta por um bloco administrativo (sala da direção, sala da coordenação, sala dos professores, secretaria, arquivo, depósito e dois banheiros); 04 blocos com 04 salas de aula cada; cozinha e uma área coberta na qual situam-se 03 banheiros; um bloco com 04 salas que são: Laboratório Multidisciplinar, Laboratório de Informática, Biblioteca e Sala e Vídeo; Uma quadra de esporte descoberta.
O quadro de pessoal é composto por: diretora, vice-diretora, coordenadoras pedagógicas (02), professores (36), pessoal de secretaria (11) pessoal de serviços gerais (11) e vigias (06).
Quanto ao material tecnológico e mídias, estão assim distribuídos:

Laboratório Multidisciplinar: 01 microscópio binocular com câmera, 01 televisor de 20, instrumentos para prática de atividades de física, 01 caixa com 50 lâminas preparadas, vidrarias, reagentes, 02 torsos sendo 01 em tamanho grande e 01 pequeno, 03 esqueletos, sendo 01 em tamanho grande e dois pequenos, dois pontos para internet. Não tem computadores.

Laboratório de Informática: 10 computadores, porém apenas 08 em funcionamento. Convém ressaltar que nesse ambiente existem 04 bancadas que comportam 30 computadores. Segundo a direção da escola, está aguardando 30 computadores que foram liberados pela SEDUC para o laboratório.

Biblioteca: sem computadores nem pontos para internet.

Sala de Vídeo: 01 televisor de 20, 01 dvd player, 01 caixa amplificada, 01 retroprojetor, 01 data show, 01 vídeo cassete, 01 microsystem, 02 pontos para internet, sem computadores, 02 caixas com 50 dvds cada, com os mais diversos assuntos.

Sala dos professores: três pontos para internet e um computador.

Sala da Coordenação: 01 ponto para internet e 01 computador.

Sala da Direção: 01 ponto para internet, 01 computador.
(obs. O dvd player, o data show, o microsystem e as caixas com dvds, são guardados na sala da direção, pois não existe pessoal lotado que seja responsável pala sala de vídeo).

Secretaria: 03 pontos para internet, 03 computadores (só dois em funcionamento) e uma impressora a laser.

Os laboratórios multidisciplinar e de informática e a biblioteca dispõe de pessoal lotado para atendimento nos três turnos, funcionado de forma regular no atendimento dos alunos da escola, muito embora o número de computadores no laboratório de informática seja insuficiente para atender a demanda, mais mesmo assim os disponíveis são utilizados por alunos para pesquisas de atividades e alguns professores também os utilizam em suas aulas. O laboratório de informática também é utilizado para treinamentos promovidos pela 18ª URE ou pela Secretaria Municipal de Educação.
A sala de vídeo não dispõe de pessoal lotado, o que de certo modo dificulta a sua utilização pelos professores, pois quando estes a utilizam, tem que fazer as instalações dos aparelhos e arrumar a sala, o que consome parte de sua aula.
Todos os computadores da Escola funcionam com os sistema operacional LINUX (Ubuntu e Mandriva) e estão ligados em rede. Nos computadores do laboratório de informática, estão instalados os seguintes softwares educativos: Português, Matemática, Ciências, Idiomas geografia e multidisciplinar (jogos educativos).
No que se refere ao uso dos computadores, um percentual considerável dos professores não tem domínio da tecnologia, uns tem apenas o curso básico feito em escolas particulares e um percentual menor que tem domínio os utilizam com maior frequência.
Os professores afirmam não se sentir preparados para integrar as tecnologias na prática pedagógica, pois desde quando foram instalados os computadores na escola, foi ministrado apenas um treinamento de 40 horas pelo NTE de Castanhal. Com o pessoal da secretaria, também há um déficit no que se refere ao uso da tecnologia.

Estratégias de Ação para a escola (A)

Diante do que foi constatado no diagnóstico, sugerir como propostas de ação para a implementação dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
  • Para o Laboratório Multidisciplinar, que seja incluído em sua agenda, um dia da semana para atender alunos das escolas municipais que não têm laboratório.
  • Para o Laboratório de Informática, implantação de minicursos de treinamento para os professores e pessoal da secretaria que ainda tem déficit quanto ao uso do computador; realização de oficinas em multimídias para os professores objetivando a integração da tecnologia às suas práticas pedagógicas ; treinamentos para formação de alunos monitores; implantação de cursos básicos em informática para a comunidade nos finais de semana. Solicitar à 18ª URE a continuação dos treinamentos ministrados pelo NTE de Castanhal.
  • Para a Sala de Vídeo, que seja solicitado a lotação de pessoal, para organizar a sala e todo o material necessário, tornado viável a sua utilização quando solicitada pelos professores. Gravação de programas, documentários e organização dos dvds, disponibilizando-os ao professores e quem solicitá-los.
  • Biblioteca, elaboração de projeto de incentivo a leitura, inclusive estabelecendo um prêmio no final do ano para aluno leitor, (que seria aquele aluno que mais se dedicou à leitura); formação de grupo de teatro.

Levantamento da escola (B)

A escola (B) funciona com turmas do ensino fundamental (5ª à séries) nos turnos da manhã e da tarde e com o EJA no turno da noite. Conta com 1695 alunos matriculados nesse ano letivo. Estruturalmente é composta por um bloco administrativo (sala da direção, sala da vice-direção, sala da coordenação, sala dos professores, secretaria, arquivo, e dois banheiros); 03 blocos com um total de 16 salas de aula; uma área coberta na qual situam-se uma cozinha, um refeitório e 12 banheiros; Uma quadra de esporte descoberta.
O quadro de pessoal é composto por: diretor, vice-diretores (02), coordenadoras pedagógicas (02), professores (59), pessoal de secretaria (07) pessoal de serviços gerais (10) e vigias (03).
Quanto ao material tecnológico e mídias, estão assim distribuídos:

Laboratório de Informática: existia até o ano passado, mas foi desativado, segundo alegação de falta de pessoal lotado para o espaço, número insuficiente de máquinas para atender à demanda, e falta de manutenção. Foi transformado em sala de aula e os computadores distribuídos para as salas do bloco administrativo.

Sala dos professores: 02 computadores e uma impressora à jato de tinta .

Sala da Coordenação: 01 computador.

Sala da Direção: 01 computador, dvd player, data show, microsystem, televisor de 29, caixa amplificada.

Secretaria: 04 computadores dois impressoras a laser, sendo uma multifuncional.

Biblioteca: 02 computadores e uma caixa com 50 dvds com assuntos diversos.

Todos os computadores da Escola funcionam com os sistema operacional WINDOWS, estão ligados em um sistema de rede sem fio e com internet, com exceção da sala do diretor. São utilizados apenas para os trabalhos internos da escola, para os professores digitarem suas provas e atividades; os alunos não têm acesso a essa tecnologia nem para as suas pesquisas de sala de aula.

Estratégias de Ação para a escola (B)

Diante do que foi constatado no diagnóstico, sugeri como propostas de ação para a implementação dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.

Solicitar junto à Secretaria Municipal de Educação, a reativação do laboratório de Informática e aquisição de mais computadores para que atenda a demanda de modo satisfatório; lotação de pessoal para esse espaço; implantação de minicursos de treinamento para os professores e pessoal da secretaria que ainda tem déficit quanto ao uso do computador; realização de oficinas em multimídias para os professores, para que estes possam integrar a tecnologia às suas práticas pedagógicas; treinamentos para formação de alunos monitores; implantação de cursos básicos em informática para a comunidade nos finais de semana.
Ao visitar a escola X (particular) deu para observar que existe um equipamento tecnológico bem organizado, um laboratório de informática com 10 Computadores, Internet, 01 Impressora, DVD, Televisão, Data show, Microsyster e Caixa amplificada. Todos esses recursos são utilizados em beneficio da aprendizagem dos alunos. Os softwares utilizados pela escola são vários, a começar pelos jogos infantis, também educativo de português, matemática, ciências, geografia, idiomas. Alguns a coordenadora do laboratório não quis relatar por ser exclusividade da escola todos os computadores funcionam com o sistema operacional WINDOWS. Quanto ao uso do laboratório foi feito um horário, e cada professor leva sua turma uma vez por semana para fazerem trabalhos, pesquisarem, ou mesmo reforçar o assunto estudado. Todos os professores passaram por um treinamento e não encontram dificuldade em interagir as novas tecnologias em suas praticas pedagógicas. Alguma dúvida o coordenador do laboratório está sempre presente para assessorar. A escola atende da educação infantil até a série do ensino fundamental, e os softwares vai de acordo com a série. Os professores afirmaram que sempre eles tem formação em relação a informática educativa. Na semana de planejamento um dia é destinado para o laboratório. Nessa escola existe uma Ação Pedagógica bem envolvente. Para complementar sugeri uma avaliação, sempre é bom avaliar as ações e ver o que se pode melhorar.
Enquanto que na escola Y (escola municipal) A escola atende alunos de a série do ensino fundamental e os recursos tecnológicos andam bem devagar computador apenas um na secretaria, não tem internet consta uma televisão e nada mais. Os professores segundo seus depoimentos nunca tiveram um treinamento voltado para informática educativa.
Diante de tudo isso sugeri como proposta de ação uma reunião junto a secretária de educação para que seja colocada a necessidade de se ter na escola um laboratório de informática com internet que venha auxiliar os alunos, e mini cursos para o corpo docente e pessoal de apoio de modo que possam integrar os recurso tecnológicos as suas práticas pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário