Disciplina:
GESTÃO
E
INTEGRAÇÃO
DAS
TECNOLOGIAS
E
MÍDIAS
EDUCACIONAIS-
GTM
Mediadora:
Célia Regina Kurpiel Silva
Grupo:
IntegrAção
Jones
Souza
José
Padilha
Maria
de
Fátima
Maria
Vilany
(coordenadora)
Vandilamar
Alves
– Vandinha
Watison
Gonçalves
Turma
PA04
Papel do Multiplicador
do como Gestor
Para
a
realização
dessa
atividade,
visitei
duas
escolas,
sendo
uma
estadual
que
identificarei
como
escola
(A)
e
outra
municipal
que
identificarei
como
escola
(B),
ambas
situadas
na
cidade
de
Mãe
do
Rio,
para
fazer
o
diagnóstico
da
situação
tecnológica
de
cada
uma
e
o
levantamento
dos
hardwares
e
softwares
nelas
existentes.
Optei
pela
visita,
para
ter
informações
mais
precisas
e
uma
visão
mais
realista
da
situação
de
cada
escola,
como
também
conversar
com
a
equipe
de
gestão,
coordenadores,
professores
e
alunos
a
respeito
de
como
se
processa
o
uso
dessas
tecnologias
e
mídias
pela
comunidade
escolar.
Levantamento
da
escola
(A)
A
escola
(A)
funciona
apenas
com
turmas
das
três
séries
do
ensino
médio,
nos
três
turnos
com
1566
alunos.
Estruturalmente
é
composta
por
um
bloco
administrativo
(sala
da
direção,
sala
da
coordenação,
sala
dos
professores,
secretaria,
arquivo,
depósito
e
dois
banheiros);
04
blocos
com
04
salas
de
aula
cada;
cozinha
e
uma
área
coberta
na
qual
situam-se
03
banheiros;
um
bloco
com
04
salas
que
são:
Laboratório
Multidisciplinar,
Laboratório
de
Informática,
Biblioteca
e
Sala
e
Vídeo;
Uma
quadra
de
esporte
descoberta.
O quadro de pessoal é
composto por: diretora, vice-diretora, coordenadoras pedagógicas
(02), professores (36), pessoal de secretaria (11) pessoal de
serviços gerais (11) e vigias (06).
Quanto ao material
tecnológico e mídias, estão assim distribuídos:
Laboratório
Multidisciplinar:
01
microscópio
binocular
com
câmera,
01
televisor
de
20”,
instrumentos
para
prática
de
atividades
de
física,
01
caixa
com
50
lâminas
preparadas,
vidrarias,
reagentes,
02
torsos
sendo
01
em
tamanho
grande
e
01
pequeno,
03
esqueletos,
sendo
01
em
tamanho
grande
e
dois
pequenos,
dois
pontos
para
internet.
Não
tem
computadores.
Laboratório
de
Informática:
10
computadores,
porém
apenas
08
em
funcionamento.
Convém
ressaltar
que
nesse
ambiente
existem
04
bancadas
que
comportam
30
computadores.
Segundo
a
direção
da
escola,
está
aguardando
30
computadores
que
já
foram
liberados
pela
SEDUC
para
o
laboratório.
Biblioteca:
sem
computadores
nem
pontos
para
internet.
Sala
de
Vídeo:
01
televisor
de
20”,
01
dvd
player,
01
caixa
amplificada,
01
retroprojetor,
01
data
show,
01
vídeo
cassete,
01
microsystem,
02
pontos
para
internet,
sem
computadores,
02
caixas
com
50
dvds
cada,
com
os
mais
diversos
assuntos.
Sala
dos
professores:
três
pontos
para
internet
e
um
computador.
Sala
da
Coordenação:
01
ponto
para
internet
e
01
computador.
Sala
da
Direção:
01
ponto
para
internet,
01
computador.
(obs. O dvd player, o
data show, o microsystem e as caixas com dvds, são guardados na sala
da direção, pois não existe pessoal lotado que seja responsável
pala sala de vídeo).
Secretaria:
03
pontos
para
internet,
03
computadores
(só
dois
em
funcionamento)
e
uma
impressora
a
laser.
Os laboratórios
multidisciplinar e de informática e a biblioteca dispõe de pessoal
lotado para atendimento nos três turnos, funcionado de forma regular
no atendimento dos alunos da escola, muito embora o número de
computadores no laboratório de informática seja insuficiente para
atender a demanda, mais mesmo assim os disponíveis são utilizados
por alunos para pesquisas de atividades e alguns professores também
os utilizam em suas aulas. O laboratório de informática também é
utilizado para treinamentos promovidos pela 18ª URE ou pela
Secretaria Municipal de Educação.
A sala de vídeo não
dispõe de pessoal lotado, o que de certo modo dificulta a sua
utilização pelos professores, pois quando estes a utilizam, tem que
fazer as instalações dos aparelhos e arrumar a sala, o que consome
parte de sua aula.
Todos os computadores da
Escola funcionam com os sistema operacional LINUX (Ubuntu e Mandriva)
e estão ligados em rede. Nos computadores do laboratório de
informática, estão instalados os seguintes softwares educativos:
Português, Matemática, Ciências, Idiomas geografia e
multidisciplinar (jogos educativos).
No que se refere ao uso
dos computadores, um percentual considerável dos professores não
tem domínio da tecnologia, uns tem apenas o curso básico feito em
escolas particulares e um percentual menor que tem domínio os
utilizam com maior frequência.
Os professores afirmam
não se sentir preparados para integrar as tecnologias na prática
pedagógica, pois desde quando foram instalados os computadores na
escola, foi ministrado apenas um treinamento de 40 horas pelo NTE de
Castanhal. Com o pessoal da secretaria, também há um déficit no
que se refere ao uso da tecnologia.
Estratégias
de
Ação
para
a
escola
(A)
Diante do que foi
constatado no diagnóstico, sugerir como propostas de ação para a
implementação dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
- Para o Laboratório Multidisciplinar, que seja incluído em sua agenda, um dia da semana para atender alunos das escolas municipais que não têm laboratório.
- Para o Laboratório de Informática, implantação de minicursos de treinamento para os professores e pessoal da secretaria que ainda tem déficit quanto ao uso do computador; realização de oficinas em multimídias para os professores objetivando a integração da tecnologia às suas práticas pedagógicas ; treinamentos para formação de alunos monitores; implantação de cursos básicos em informática para a comunidade nos finais de semana. Solicitar à 18ª URE a continuação dos treinamentos ministrados pelo NTE de Castanhal.
- Para a Sala de Vídeo, que seja solicitado a lotação de pessoal, para organizar a sala e todo o material necessário, tornado viável a sua utilização quando solicitada pelos professores. Gravação de programas, documentários e organização dos dvds, disponibilizando-os ao professores e quem solicitá-los.
- Biblioteca, elaboração de projeto de incentivo a leitura, inclusive estabelecendo um prêmio no final do ano para aluno leitor, (que seria aquele aluno que mais se dedicou à leitura); formação de grupo de teatro.
Levantamento
da
escola
(B)
A
escola
(B)
funciona
com
turmas
do
ensino
fundamental
(5ª
à
8ª
séries)
nos
turnos
da
manhã
e
da
tarde
e
com
o
EJA
no
turno
da
noite.
Conta
com
1695
alunos
matriculados
nesse
ano
letivo.
Estruturalmente
é
composta
por
um
bloco
administrativo
(sala
da
direção,
sala
da
vice-direção,
sala
da
coordenação,
sala
dos
professores,
secretaria,
arquivo,
e
dois
banheiros);
03
blocos
com
um
total
de
16
salas
de
aula;
uma
área
coberta
na
qual
situam-se
uma
cozinha,
um
refeitório
e
12
banheiros;
Uma
quadra
de
esporte
descoberta.
O quadro de pessoal é
composto por: diretor, vice-diretores (02), coordenadoras pedagógicas
(02), professores (59), pessoal de secretaria (07) pessoal de
serviços gerais (10) e vigias (03).
Quanto ao material
tecnológico e mídias, estão assim distribuídos:
Laboratório
de
Informática:
existia
até
o
ano
passado,
mas
foi
desativado,
segundo
alegação
de
falta
de
pessoal
lotado
para
o
espaço,
número
insuficiente
de
máquinas
para
atender
à
demanda,
e
falta
de
manutenção.
Foi
transformado
em
sala
de
aula
e
os
computadores
distribuídos
para
as
salas
do
bloco
administrativo.
Sala
dos
professores:
02
computadores
e
uma
impressora
à
jato
de
tinta
.
Sala
da
Coordenação:
01
computador.
Sala
da
Direção:
01
computador,
dvd
player,
data
show,
microsystem,
televisor
de
29”,
caixa
amplificada.
Secretaria:
04
computadores
dois
impressoras
a
laser,
sendo
uma
multifuncional.
Biblioteca:
02
computadores
e
uma
caixa
com
50
dvds
com
assuntos
diversos.
Todos os computadores da
Escola funcionam com os sistema operacional WINDOWS, estão ligados
em um sistema de rede sem fio e com internet, com exceção da sala
do diretor. São utilizados apenas para os trabalhos internos da
escola, para os professores digitarem suas provas e atividades; os
alunos não têm acesso a essa tecnologia nem para as suas pesquisas
de sala de aula.
Estratégias
de
Ação
para
a
escola
(B)
Diante do que foi
constatado no diagnóstico, sugeri como propostas de ação para a
implementação dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
Solicitar junto à
Secretaria Municipal de Educação, a reativação do laboratório de
Informática e aquisição de mais computadores para que atenda a
demanda de modo satisfatório; lotação de pessoal para esse espaço;
implantação de minicursos de treinamento para os professores e
pessoal da secretaria que ainda tem déficit quanto ao uso do
computador; realização de oficinas em multimídias para os
professores, para que estes possam integrar a tecnologia às suas
práticas pedagógicas; treinamentos para formação de alunos
monitores; implantação de cursos básicos em informática para a
comunidade nos finais de semana.
Ao
visitar
a
escola
X
(particular)
deu
para
observar
que
existe
um
equipamento
tecnológico
bem
organizado,
um
laboratório
de
informática
com
10
Computadores,
Internet,
01
Impressora,
DVD,
Televisão,
Data
show,
Microsyster
e
Caixa
amplificada.
Todos
esses
recursos
são
utilizados
em
beneficio
da
aprendizagem
dos
alunos.
Os
softwares
utilizados
pela
escola
são
vários,
a
começar
pelos
jogos
infantis,
também
educativo
de
português,
matemática,
ciências,
geografia,
idiomas.
Alguns
a
coordenadora
do
laboratório
não
quis
relatar
por
ser
exclusividade
da
escola
todos
os
computadores
funcionam
com
o
sistema
operacional
WINDOWS.
Quanto
ao
uso
do
laboratório
foi
feito
um
horário,
e
cada
professor
leva
sua
turma
uma
vez
por
semana
para
fazerem
trabalhos,
pesquisarem,
ou
mesmo
reforçar
o
assunto
estudado.
Todos
os
professores
passaram
por
um
treinamento
e
não
encontram
dificuldade
em
interagir
as
novas
tecnologias
em
suas
praticas
pedagógicas.
Alguma
dúvida
o
coordenador
do
laboratório
está
sempre
presente
para
assessorar.
A
escola
atende
da
educação
infantil
até
a
8ª
série
do
ensino
fundamental,
e
os
softwares
vai
de
acordo
com
a
série.
Os
professores
afirmaram
que
sempre
eles
tem
formação
em
relação
a
informática
educativa.
Na
semana
de
planejamento
um
dia
é
destinado
para
o
laboratório.
Nessa
escola
já
existe
uma
Ação
Pedagógica
bem
envolvente.
Para
complementar
sugeri
uma
avaliação,
sempre
é
bom
avaliar
as
ações
e
ver
o
que
se
pode
melhorar.
Enquanto
que
na
escola
Y
(escola
municipal)
A
escola
atende
alunos
de
1ª
a
8ª
série
do
ensino
fundamental
e
os
recursos
tecnológicos
andam
bem
devagar
computador
apenas
um
na
secretaria,
não
tem
internet
só
consta
uma
televisão
e
nada
mais.
Os
professores
segundo
seus
depoimentos
nunca
tiveram
um
treinamento
voltado
para
informática
educativa.
Diante
de
tudo
isso
sugeri
como
proposta
de
ação
uma
reunião
junto
a
secretária
de
educação
para
que
seja
colocada
a
necessidade
de
se
ter
na
escola
um
laboratório
de
informática
com
internet
que
venha
auxiliar
os
alunos,
e
mini
cursos
para
o
corpo
docente
e
pessoal
de
apoio
de
modo
que
possam
integrar
os
recurso
tecnológicos
as
suas
práticas
pedagógicas.
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