Disciplina:
Projeto Pedagógico Utilizando Texto, Imagem e Som – TIS
Mediadora:
Célia Regina Kurpiel Silva
Aluno:
José Padilha de Lima
Turma:
PA04
Atividade
Final
Plano
de Realização
PROJETO
PARA ATIVIDADES NO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR
1.
Definição e Caracterização do problema (teórico e/ou prático)
O
modelo tradicional de ensino ainda é amplamente utilizado de maneira
exclusiva, por muitos educadores nas escolas de Ensino Médio, que
fazem da sua prática um sistema de repasse de informações, não
resultando em aprendizado efetivo.
A
ausência de aulas práticas principalmente nas disciplinas Biologia,
Química e Física impossibilita a conexão entre teoria e prática,
condição está, de suma importância para o desenvolvimento de um
processo de ensino-aprendizagem de qualidade.
Os
Parâmetros
Curriculares
Nacionais
(PCNs),
propõem
que
o
Ensino
Médio
deve
proporcionar
aos
alunos,
o
desenvolvimento
de
conhecimentos
práticos
e
contextualizados,
que
estejam
em
sintonia
com
as
demandas
do
modo
vida
contemporâneo.
Especialistas
no
ensino
das
ciências
propõe
a
inserção
de
atividades
experimentais
em
meio
ao
verbalismo
das
aulas
expositivas
(POSSOBOM;
OKADA;
DINIZ,
2002).
Logo,
as
aulas
de
laboratório
podem
funcionar
como
um
contraponto
às
aulas
teóricas,
isto
é,
como
um
estimulante
do
processo
de
aquisição
de
novos
conhecimentos.
No
mundo globalizado em que vivemos, acentua-se a urgência dessa
interação teoria-prática e torna-se cada vez mais evidente a
influência dos recursos tecnológicos na educação, o mais recente
deles, o computador. Ferramenta que possibilitou aos professores e
alunos repensarem os processos de ensino-aprendizagem instaurados nas
salas de aula e sua adaptação quanto à construção do
conhecimento.
As
atividades em laboratório devem proporcionar ao aluno uma interação
conhecimento x tecnologia que muitas vezes passa despercebida no seu
cotidiano. Durante estas aulas, os alunos trabalham em grupos,
manipulando, construindo e descobrindo coletivamente, situações e
fenômenos por meio de observações e reflexões, que os ajudarão a
elaborar hipóteses e futuras conclusões (MORREIRA; DINIZ, 2002).
2.
Objetivo Principal
Utilizar
o
laboratório
multidisciplinar
para
desenvolver
atividades
experimentais
voltadas
à
construção
do
saber
científico
nas
áreas
de
ciências
naturais
e
suas
tecnologias,
dessa
forma,
estimular
nos
discentes
a
construção
do
conhecimento,
a
partir
de
observações
experimentações
e
reflexões,
a
fim
de
que
possam
ampliar
o
domínio
dos
conteúdos,
através
da
relação
entre
teoria
e
prática,
em
busca
de
soluções
viáveis
para
os
problemas
do
cotidiano.
3.
Objetivos específicos
I.
promover aprendizagem significativa, mesclando teoria e prática;
II.
Identificar, medir e manipular as substâncias em todas as etapas do
experimento;
III.
proporcionar o acesso aos materiais, substâncias, e equipamentos
diversos existentes no espaço pedagógico;
IV.
Demonstrar que os fenômenos naturais fazem parte do cotidiano e
podem ser explicados através de demonstrações práticas;
V.
Desenvolver o raciocínio lógico para a formulação de hipóteses e
elaboração de conceitos seguindo uma linha de pesquisa;
VI.
Aplicar o conhecimento absorvido nas práticas de laboratório, na
produção de produtos úteis ao uso no cotidiano.
4.
Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
- Reações químicas, misturas e soluções – Química
- Circuitos elétricos – Física
- Poluição x reciclagem de materiais – Biologia e Geografia
- Geometria espacial e proporção – matemática.
5.
Plano de ações:
Ação
1
– Reciclagem
de
papel
Essa
ação será desenvolvida em três etapas:
- Coleta de material (papel) em nossa escola, em outras escolas, em supermercados, em locais em que se trabalha com xerox.
- Separação de materiais (papel) e a realização do processo de reciclagem.
- Confecção de caixas para embalagens com o papel reciclado para acondicionar produtos obtidos na ação 02.
O
tempo previsto para esta ação será de 03 meses e será executada
por 03 grupos com 05 componentes cada, de alunos das três séries do
ensino médio acompanhados por três professores, sendo um de
Biologia, um de matemática e outro de Geografia. Durante a
realização dessa ação, será trabalhado a problemática da
poluição e a importância da reciclagem para minimizar o processo
de degradação do ambiente, como também os conceitos de geometria
espacial na confecção das embalagens. Como subproduto, teremos
caixas para embalagens, cartões personificados, agendas e álbuns
para desenho.
Ação
2
– Produção
de
sabonete
e
desinfetante
Será
desenvolvida por dois grupos com 06 componentes cada, de alunos das
três séries do ensino médio que irão produzir sabonete e
desinfetante artesanal,os quais serão monitorados por três
professores, sendo um de química, um de Biologia e outro de
matemática. No decorrer da execução dessa ação, será trabalho
com os alunos os conceitos de mistura, soluções, reações
químicas, micro-organismos, cuidados higiênicos e as questões de
proporcionalidade. O tempo previsto para essa ação será de 03
meses. Como subproduto, teremos sabonetes em forma de sachês que
poderão ser vendidos para obter fundos para compra de mais
materiais; desinfetante para ser usado na limpeza da escola.
Ação
3
– Eletrônica
e
áudio
&
vídeo
Essa
ação será realizada por 02 grupos com 05 componentes cada, de
alunos das três séries do ensino médio, que irão fazer a montagem
pequenos circuitos elétricos e a produção de vídeos. Serão
monitorados por um professor de física e por dois ex-alunos que
trabalham com eletrônica e produção de vídeo, os quais estão
como voluntários colaborando na realização desse projeto. Durante
a sua execução será trabalhado os conceitos de eletricidade e
circuitos elétricos. O tempo previsto para essa ação será de 03
meses.
6.
Tempo total de realização do projeto
Esse
projeto será desenvolvido no decorrer de três meses, sendo que as
ações serão trabalhadas duas vezes por semana e que ao final, será
realizada uma amostra de tudo que foi produzido durante a sua
execução para a comunidade escolar e extraescolar. Convém
ressaltar que num primeiro momento, os grupos participarão de
oficinas que lhes darão subsídios para o desenvolvimento das ações.
7.
Material e suporte necessário
- Suporte humano: alunos e professores da escola.
- Suporte material: Liquidificador industrial, cola branca, tela, grade de madeira, barbante, prendedores de roupa, papel descartado, régua, fita adesiva, corantes, essências diversas, glicerina em barra, bactericida, lauril, álcool de cereais, luvas, máscaras, panela de esmalte ou vidro, fogão, formas de diversos formatos, filme de plástico, espátulas de silicone, brancol, garrafa peti, balde grande de plástico, ferro de solda, solda, multitest, sugador de solda, lupa, ponta de terminal, led, componentes (transistores, resistores, capacitores, circuitos integrados, placa virgem, filmadora , computador, placa de captura, cd e dvd.
8.
Fontes de Pesquisa
MORAES,
R.
O
significado
da
experimentação
numa
abordagem
construtivista:
O
caso
do
ensino
de
ciências.
In:
BORGES,
R.
M.
R.;
MORAES,
R.
(Org.)
Educação
em
Ciências
nas
séries
iniciais.
Porto
Alegre:
Sagra
Luzzato.
1998.
p.
29-45.
MOREIRA,
Mateus
Luís;
DINIZ,
Renato
Eugênio
da
Silva.
O
Laboratório
de
Biologia
no
Ensino
Médio:
infra-estrutura
e
outros
Aspectos
relevantes.
São
Paulo:
UNESPE/PROGRAD,
2002.
Disponível
no
site:
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/olabdebiologia.pdf>.
Acessado
em
15
de
Setembro
de
2008.
POSSOBOM,
Clívia
Carolina
Fiorilo;
OKADA,
Fátima
kazue;
DINIZ,
Renato
Eugênio
da
Silva.
Atividades
práticas
de
laboratório
no
ensino
de
biologia
e
de
ciências:
Relato
de
uma
experiência.
São
Paulo:
UNESPE/PROGRAD,
2002.Disponível
no
site:<
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/
atividadespraticas.pdf>.
Acessado
em
15
de
Setembro
de
2008.
9.
Forma de Avaliação
A
avaliação será feita no decorrer do projeto, considerando a
assiduidade, a participação e o comprometimento de cada aluno e
do grupo na execução das ações. Ao final do projeto através de
um relatório apresentado por cada grupo, da avaliação de cada
grupo e do desempenho de cada grupo no momento da exposição da
amostra das atividades realizadas no projeto.
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