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domingo, 4 de março de 2012

Plano de Realização - Ativ. - TIS


Disciplina: Projeto Pedagógico Utilizando Texto, Imagem e Som – TIS
Mediadora: Célia Regina Kurpiel Silva
Aluno: José Padilha de Lima
Turma: PA04
Atividade Final
Plano de Realização
PROJETO PARA ATIVIDADES NO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR
1. Definição e Caracterização do problema (teórico e/ou prático)
O modelo tradicional de ensino ainda é amplamente utilizado de maneira exclusiva, por muitos educadores nas escolas de Ensino Médio, que fazem da sua prática um sistema de repasse de informações, não resultando em aprendizado efetivo.
A ausência de aulas práticas principalmente nas disciplinas Biologia, Química e Física impossibilita a conexão entre teoria e prática, condição está, de suma importância para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), propõem que o Ensino Médio deve proporcionar aos alunos, o desenvolvimento de conhecimentos práticos e contextualizados, que estejam em sintonia com as demandas do modo vida contemporâneo. Especialistas no ensino das ciências propõe a inserção de atividades experimentais em meio ao verbalismo das aulas expositivas (POSSOBOM; OKADA; DINIZ, 2002). Logo, as aulas de laboratório podem funcionar como um contraponto às aulas teóricas, isto é, como um estimulante do processo de aquisição de novos conhecimentos.
No mundo globalizado em que vivemos, acentua-se a urgência dessa interação teoria-prática e torna-se cada vez mais evidente a influência dos recursos tecnológicos na educação, o mais recente deles, o computador. Ferramenta que possibilitou aos professores e alunos repensarem os processos de ensino-aprendizagem instaurados nas salas de aula e sua adaptação quanto à construção do conhecimento.
As atividades em laboratório devem proporcionar ao aluno uma interação conhecimento x tecnologia que muitas vezes passa despercebida no seu cotidiano. Durante estas aulas, os alunos trabalham em grupos, manipulando, construindo e descobrindo coletivamente, situações e fenômenos por meio de observações e reflexões, que os ajudarão a elaborar hipóteses e futuras conclusões (MORREIRA; DINIZ, 2002).
2. Objetivo Principal
Utilizar o laboratório multidisciplinar para desenvolver atividades experimentais voltadas à construção do saber científico nas áreas de ciências naturais e suas tecnologias, dessa forma, estimular nos discentes a construção do conhecimento, a partir de observações experimentações e reflexões, a fim de que possam ampliar o domínio dos conteúdos, através da relação entre teoria e prática, em busca de soluções viáveis para os problemas do cotidiano.

3. Objetivos específicos
I. promover aprendizagem significativa, mesclando teoria e prática;
II. Identificar, medir e manipular as substâncias em todas as etapas do experimento;
III. proporcionar o acesso aos materiais, substâncias, e equipamentos diversos existentes no espaço pedagógico;
IV. Demonstrar que os fenômenos naturais fazem parte do cotidiano e podem ser explicados através de demonstrações práticas;
V. Desenvolver o raciocínio lógico para a formulação de hipóteses e elaboração de conceitos seguindo uma linha de pesquisa;
VI. Aplicar o conhecimento absorvido nas práticas de laboratório, na produção de produtos úteis ao uso no cotidiano.

4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
  • Reações químicas, misturas e soluções – Química
  • Circuitos elétricos – Física
  • Poluição x reciclagem de materiais – Biologia e Geografia
  • Geometria espacial e proporção – matemática.

5. Plano de ações:
Ação 1Reciclagem de papel
Essa ação será desenvolvida em três etapas:
  • Coleta de material (papel) em nossa escola, em outras escolas, em supermercados, em locais em que se trabalha com xerox.
  • Separação de materiais (papel) e a realização do processo de reciclagem.
  • Confecção de caixas para embalagens com o papel reciclado para acondicionar produtos obtidos na ação 02.
O tempo previsto para esta ação será de 03 meses e será executada por 03 grupos com 05 componentes cada, de alunos das três séries do ensino médio acompanhados por três professores, sendo um de Biologia, um de matemática e outro de Geografia. Durante a realização dessa ação, será trabalhado a problemática da poluição e a importância da reciclagem para minimizar o processo de degradação do ambiente, como também os conceitos de geometria espacial na confecção das embalagens. Como subproduto, teremos caixas para embalagens, cartões personificados, agendas e álbuns para desenho.
Ação 2Produção de sabonete e desinfetante
Será desenvolvida por dois grupos com 06 componentes cada, de alunos das três séries do ensino médio que irão produzir sabonete e desinfetante artesanal,os quais serão monitorados por três professores, sendo um de química, um de Biologia e outro de matemática. No decorrer da execução dessa ação, será trabalho com os alunos os conceitos de mistura, soluções, reações químicas, micro-organismos, cuidados higiênicos e as questões de proporcionalidade. O tempo previsto para essa ação será de 03 meses. Como subproduto, teremos sabonetes em forma de sachês que poderão ser vendidos para obter fundos para compra de mais materiais; desinfetante para ser usado na limpeza da escola.
Ação 3Eletrônica e áudio & vídeo
Essa ação será realizada por 02 grupos com 05 componentes cada, de alunos das três séries do ensino médio, que irão fazer a montagem pequenos circuitos elétricos e a produção de vídeos. Serão monitorados por um professor de física e por dois ex-alunos que trabalham com eletrônica e produção de vídeo, os quais estão como voluntários colaborando na realização desse projeto. Durante a sua execução será trabalhado os conceitos de eletricidade e circuitos elétricos. O tempo previsto para essa ação será de 03 meses.

6. Tempo total de realização do projeto
Esse projeto será desenvolvido no decorrer de três meses, sendo que as ações serão trabalhadas duas vezes por semana e que ao final, será realizada uma amostra de tudo que foi produzido durante a sua execução para a comunidade escolar e extraescolar. Convém ressaltar que num primeiro momento, os grupos participarão de oficinas que lhes darão subsídios para o desenvolvimento das ações.

7. Material e suporte necessário
  • Suporte humano: alunos e professores da escola.
  • Suporte material: Liquidificador industrial, cola branca, tela, grade de madeira, barbante, prendedores de roupa, papel descartado, régua, fita adesiva, corantes, essências diversas, glicerina em barra, bactericida, lauril, álcool de cereais, luvas, máscaras, panela de esmalte ou vidro, fogão, formas de diversos formatos, filme de plástico, espátulas de silicone, brancol, garrafa peti, balde grande de plástico, ferro de solda, solda, multitest, sugador de solda, lupa, ponta de terminal, led, componentes (transistores, resistores, capacitores, circuitos integrados, placa virgem, filmadora , computador, placa de captura, cd e dvd.

8. Fontes de Pesquisa
MORAES, R. O significado da experimentação numa abordagem construtivista: O caso do ensino de ciências. In: BORGES, R. M. R.; MORAES, R. (Org.) Educação em Ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzato. 1998. p. 29-45.

MOREIRA, Mateus Luís; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. O Laboratório de Biologia no Ensino Médio: infra-estrutura e outros Aspectos relevantes. São Paulo: UNESPE/PROGRAD, 2002. Disponível no site:
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/olabdebiologia.pdf>. Acessado em 15 de Setembro de 2008.

POSSOBOM, Clívia Carolina Fiorilo; OKADA, Fátima kazue; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e de ciências: Relato de uma experiência. São Paulo: UNESPE/PROGRAD, 2002.Disponível no site:< http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/ atividadespraticas.pdf>. Acessado em 15 de Setembro de 2008.






9. Forma de Avaliação
A avaliação será feita no decorrer do projeto, considerando a assiduidade, a participação e o comprometimento de cada aluno e do grupo na execução das ações. Ao final do projeto através de um relatório apresentado por cada grupo, da avaliação de cada grupo e do desempenho de cada grupo no momento da exposição da amostra das atividades realizadas no projeto.

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