Páginas

domingo, 4 de março de 2012

Integração de Mídias na Escola - Ativ. ME


Aluno: José Padilha de Lima
Disciplina: Mídias na Educação
Turma: PA04ME
Mediadora: Célia Regina Kurpiel Silva
Atividade 4Integração de Mídias na Escola

Já é fato!
A integração das mídias na educação pode-se considerar um caso irreversível, pois já há algum tempo, as escolas particulares e até mesmo as públicas dos grandes centros incorporam essas mídias (TV, vídeo, computador, internet, data-show, quadro de multimídia, etc.), visando novas formas de ensinar e aprender, proporcionando à comunidade escolar, estabelecer uma conexão entre o conhecimento intra-muro e o mundo, buscando alternativas que promovam a incorporação dos professores e alunos a essas novas linguagens e dos fatos sociais que elas geram, inserindo-os no universo midiático de forma crítica e participativa, tendo como foco principal, melhorias no processo de aprendizagem.
Nas pequenas cidades, como a minha, por exemplo, essas novidades estão chegando aos poucos, mas, a maioria das escolas já disponibilizam algumas mídias como: TV, vídeo, computador, internet e data-show. Porém há uma dicotomia entre o que propõe os projetos de implantação dessas mídias e a realidade do cotidiano escolar e essa discrepância se deve a vários aspectos dos quais relaciono três que considero urgentes e necessários para que se desenvolva um trabalho pedagógico, integrando as mídias no contexto da escola.
  1. Falta de Cursos de Capacitação, Atualização e Educação Continuada para os professores, pois, como sabemos a maioria dos profissionais de educação que atuam em sala de aula, não foram preparados no decorrer da sua formação acadêmica para esta realidade e quando se deparam com a chegada de novas tecnologias e mídias na escola se vêem diante de uma situação que implica em novas aprendizagens e reestruturação da sua prática pedagógica, e o mais confortável é permanecer com a prática quadro de giz e livro didático, o que faz com que muitos nem se quer se aventurem a chegar perto dessas máquinas.
  2. Laboratório de Informática e Sala de Vídeo equipados mas falta pessoal lotado nesses espaços. Vejo esta situação como um grande entrave para o concretização desse projeto que visa modernizar a educação. A lotação de profissionais responsáveis e capacitados, viabilizaria o acesso a esses ambientes e a manipulação dos instrumentos ali instalados, uma vez que estes, gravariam programas educativos, organizariam uma videoteca e agendariam os horários de acordo com as necessidades de cada professor. Com isto, o professor ganharia tempo e os alunos com certeza teriam um melhor aproveitamento nessas atividades.
  3. Falta de Manutenção e Reposição dos Equipamentos. Como já dissemos, os espaços são equipados, mas não há manutenção e reposição dos instrumentos que logo se tornam obsoletos ou são danificados pelo mau uso. Novamente me reporto ao item II, falta de pessoal responsável pelos espaços. Que aproveitamento se tem levando 30 alunos para uma sala de informática onde apenas 05 computadores estão em condições de uso e os demais desativados por apresentarem algum defeito? E para uma sala de vídeo onde você tem que procurar a extensão para ligar os aparelhos, cabo de vídeo e ainda, procurar a chave para abrir a sala, quando você dispõe de apenas 45 minutos de aula?
Essa é a realidade da escola onde trabalho e creio que de muitas outras, mas cabe a nós educadores se quisermos elevar a escola ao nível de outras instituições, transpor todos os obstáculos que surgem no nosso cotidiano e termos como ponto de convergência a aceitação desse algo novo que nos dará subsídios e predisposição para assumir uma postura de mudança e compreender as demandas das novas gerações, com seu modo de ser, agir, pensar e se comunicar com o uso de diferentes tecnologias e linguagens. Pois a utilização de tecnologias e mídias na escola e na sala de aula, impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto, permitindo articular as situações global e local, sem, contudo, abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. (Almeida, 2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário