Aluno:
José Padilha de Lima
Disciplina:
Mídias na Educação
Turma:
PA04ME
Mediadora:
Célia Regina Kurpiel Silva
Atividade
4
– Integração
de
Mídias
na
Escola
Já
é fato!
A
integração das mídias na educação pode-se considerar um caso
irreversível, pois já há algum tempo, as escolas particulares e
até mesmo as públicas dos grandes centros incorporam essas mídias
(TV, vídeo, computador, internet, data-show, quadro de multimídia,
etc.), visando novas formas de ensinar e aprender, proporcionando à
comunidade escolar, estabelecer uma conexão entre o conhecimento
intra-muro e o mundo, buscando alternativas que promovam a
incorporação dos professores e alunos a essas novas linguagens e
dos fatos sociais que elas geram, inserindo-os no universo midiático
de forma crítica e participativa, tendo como foco principal,
melhorias no processo de aprendizagem.
Nas
pequenas cidades, como a minha, por exemplo, essas novidades estão
chegando aos poucos, mas, a maioria das escolas já disponibilizam
algumas mídias como: TV, vídeo, computador, internet e data-show.
Porém há uma dicotomia entre o que propõe os projetos de
implantação dessas mídias e a realidade do cotidiano escolar e
essa discrepância se deve a vários aspectos dos quais relaciono
três que considero urgentes e necessários para que se desenvolva um
trabalho pedagógico, integrando as mídias no contexto da escola.
- Falta de Cursos de Capacitação, Atualização e Educação Continuada para os professores, pois, como sabemos a maioria dos profissionais de educação que atuam em sala de aula, não foram preparados no decorrer da sua formação acadêmica para esta realidade e quando se deparam com a chegada de novas tecnologias e mídias na escola se vêem diante de uma situação que implica em novas aprendizagens e reestruturação da sua prática pedagógica, e o mais confortável é permanecer com a prática quadro de giz e livro didático, o que faz com que muitos nem se quer se aventurem a chegar perto dessas máquinas.
- Laboratório de Informática e Sala de Vídeo equipados mas falta pessoal lotado nesses espaços. Vejo esta situação como um grande entrave para o concretização desse projeto que visa modernizar a educação. A lotação de profissionais responsáveis e capacitados, viabilizaria o acesso a esses ambientes e a manipulação dos instrumentos ali instalados, uma vez que estes, gravariam programas educativos, organizariam uma videoteca e agendariam os horários de acordo com as necessidades de cada professor. Com isto, o professor ganharia tempo e os alunos com certeza teriam um melhor aproveitamento nessas atividades.
- Falta de Manutenção e Reposição dos Equipamentos. Como já dissemos, os espaços são equipados, mas não há manutenção e reposição dos instrumentos que logo se tornam obsoletos ou são danificados pelo mau uso. Novamente me reporto ao item II, falta de pessoal responsável pelos espaços. Que aproveitamento se tem levando 30 alunos para uma sala de informática onde apenas 05 computadores estão em condições de uso e os demais desativados por apresentarem algum defeito? E para uma sala de vídeo onde você tem que procurar a extensão para ligar os aparelhos, cabo de vídeo e ainda, procurar a chave para abrir a sala, quando você dispõe de apenas 45 minutos de aula?
Essa
é
a
realidade
da
escola
onde
trabalho
e
creio
que
de
muitas
outras,
mas
cabe
a
nós
educadores
se
quisermos
elevar
a
escola
ao
nível
de
outras
instituições,
transpor
todos
os
obstáculos
que
surgem
no
nosso
cotidiano
e
termos
como
ponto
de
convergência
a
aceitação
desse
algo
novo
que
nos
dará
subsídios
e
predisposição
para
assumir
uma
postura
de
mudança
e
compreender
as
demandas
das
novas
gerações,
com
seu
modo
de
ser,
agir,
pensar
e
se
comunicar
com
o
uso
de
diferentes
tecnologias
e
linguagens.
Pois
a
utilização
de
tecnologias
e
mídias
na
escola
e
na
sala
de
aula,
impulsiona
a
abertura
desses
espaços
ao
mundo
e
ao
contexto,
permitindo
articular
as
situações
global
e
local,
sem,
contudo,
abandonar
o
universo
de
conhecimentos
acumulados
ao
longo
do
desenvolvimento
da
humanidade.
(Almeida,
2001).
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