Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

40 anos dos processadores

da Redação
          autor: redação

Sabe esse seu Core i7, Pentium Dual Core, ou seu AMD Phenom... seus chips com mil tecnologias, capazes de arrebentar nos melhores games da atualidade e de permitir que você faça suas tarefas diárias rapidamente? Tudo começou com uma calculadora.

Intel 4004
Nesta semana, a Intel celebra os 40 anos do primeiro microprocessador, componente que permitiu toda a computação como conhecemos hoje. O primeiro, o Intel 4004, surgiu em 15 de novembro de 1971, dois anos após a empresa ser solicitada para fabricar chips para uma nova calculadora da Nippon Calculating Machine Corporation. Após conseguir os direitos de comercializá-lo para equipamentos diferentes, o Intel 4004 tornou-se o primeiro microprocessador comercial da história.
Na época, o desafio era, basicamente, colocar o computador em um chip. Parecia impossível, mas deu certo: os engenheiros da Intel conseguiram colocar 2.300 transistores em uma área de 3x4 milímetros, formando as bases dos processadores atuais, que ainda são baseados no 4004. Hoje, porém, eles ultrapassam a marca dos milhões de cálculos por segundo e têm mais de 560 milhões de transistores. O estreante, inclusive, foi o primeiro processador a entrar no cinturão de asteróides, a bordo da nave Pioneer 10. Essas pecinhas existem até hoje, mas é claro, nas mãos de colecionadores. Eles chegam a valer mais de mil dólares, o preço que você pagaria no melhor dos Core i7.
Comparados ao pioneiro, os processadores da mais nova geração da Intel têm 350 mil vezes a performance do 4004. Apesar de todo o poder, eles são bem mais econômicos: cada transistor, que ficou 50 mil vezes mais barato desde então, gastam 5 mil vezes menos energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário