Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Abetarda-comum: a ave mais pesada da Europa

03/11/11


Ave também é considerada a mais tímida do continente.


Foto: Wikipédia

Abetarda-comum adulta do sexo masculino

Abetarda-comum é a ave mais pesada encontrada na Europa. Ela se assemelha ao perú e é encontrada em alguns países como Portugal, Espanha e Rússia. A coloração tem um tom de creme, cinza e branco, principalmente nas asas.  A espécie corre risco de extinção principalmente por causa das transformações das técnicas agrícolas, a diminuição das áreas cerealistas e a caça excessiva dos humanos.
O animal possui um visível dimorfismo sexual.  Os machos são bem maiores que as fêmeas. Enquanto elas atingem 80 cm de comprimento e 1,8m de envergadura, eles podem chegar a 1m de comprimento e até 2,3m de envergadura.
Foto: Wikipédia
Ave pode viver até 11 anos
Com relação ao peso, a diferença pode chegar até mais de 10kg de um sexo pra outro. O macho chega até 16kg e possui tufos de penas ao lado do bico que fazem lembrar bigodes, os quais só estão totalmente desenvolvidos a partir dos 6 anos.
Na alimentação, a ave consome diversos tipos de folhas, grãos, frutos e pedaços de várias espécies de plantas. Insetos, lagartixas e ratos também fazem parte da alimentação da abetarda. É a mais tímida das aves europeias, levantando voo a uma grande distância do observador. Para isto, ela ainda necessita tomar um grande impulso. É realmente muito difícil, avistar uma ave destas de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário