Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Almiqui: animal raríssimo que reapareceu na natureza

11/11/11

Considerado um fóssil vivo, há registros da espécie por mais de 30 milhões de anos.

Foto: Frank Wouters
Almiqui
O almiqui, também chamado de Solenodon Cubanus, é um animal muito raro, que acreditava-se estar extinto. Ele vivia em Cuba e em 1972 desapareceu da província de Guantánamo. Em 1999 também não foi mais visto na província de Holguin, sendo registrado como extinto em 2003. O abate da espécie na floresta, para dar lugar ao cultivo mais rentável da cana-de-açúcar, contribuiu muito para o sumiço do animal.
Este ano, foi descoberto um sobrevivente da espécie em Cuba, o que levará cientistas a pesquisarem uma possível reprodução para o animal que apresenta várias curiosidades.
É um dos poucos mamíferos que é venenoso. Sua saliva possui veneno e pode imobilizar presas do tamanho de um sapo. O segundo incisivo de cada lado de sua mandíbula inferior tem uma ranhura ligada diretamente a uma glândula de veneno. Além disto, o animal pode ser considerado um fóssil vivo, pois há registros da espécie há mais de 30 milhões de anos.
Com hábitos noturnos, o animal fica na toca durante o dia. Quando sai pra caçar solitariamente, ele se alimenta de larvas e insetos. Seu tamanho é de 30 cm, com muitos espinhos distribuídos pelo corpo, encoberto por longos pelos castanhos claros. O seu nariz é rosado, comprido e aguçado, se prolongando além do maxilar inferior, onde termina a boca cheia de dentes pontudos. Boa sorte ao solitário almiqui nesta difícil batalha de não entrar em extinção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário