Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Aranha-robô é criada para realizar tarefas perigosas ao homem

04/11/2011 11h50 - Atualizado em 04/11/2011 13h48






Filipe Garrett Para o TechTudo

Foi na natureza que engenheiros buscaram a inspiração para um robô capaz de acessar locais perigosos ao homem. O resultado foi uma aranha mecanizada capaz de andar por depressões, locais de difícil acesso e contaminados sem oferecer riscos para a vida humana.
Aranha-robô. (Foto: Divulgação)Aranha-robô criada pelo Instituto Fraunhofer de Engenharia da Alemanha. (Foto: Divulgação)
O robô foi projetado pelo Instituto Fraunhofer de Engenharia da Alemanha. Com vários componentes feitos em plástico, além de leve, a aranha-robô é barata e pode ser produzida massivamente. “Ela é tão barata que pode ser usada uma vez e descartada”, diz Ralf Becker, um dos cientistas do projeto.
Isso é possível em virtude do avançado sistema de modelagem do plástico por laser, chamado de SLS. Neste processo, finas camadas de pó de poliamida são derretidas por um raio laser, moldando o plástico conforme a necessidade. Isso garante leveza e alta resistência, além de formas orgânicas, que, segundo os engenheiros do projeto, são tão perfeitas como se tivessem sido criadas pela própria natureza.
Este sistema de montagem permite que o robô seja construído de maneira modular, com suas pernas, por exemplo, construídas com inúmeras especificações diferentes. Equipada com câmeras e sensores, a aranha-robô pode medir a contaminação do solo e mostrar o ambiente em que está para seus controladores terem uma estimativa precisa das condições do local.
Como uma aranha, o robô sempre mantém quatro de suas oito "patas” no chão, enquanto as outras quatro estão prontas para o próximo passo. Como o robô não tem músculos, seu movimento é fruto de um intrincado sistema de gerenciamento hidráulico. Alguns modelos podem, inclusive, saltar, através de injeção de fluído nas patas, fazendo-as agir como uma mola.
O corpo da aranha robótica é projetado para que ela possa carregar diversos tipos de sensores e instrumentos para desempenhar suas funções, dependendo do tipo de trabalho para o qual for designada.
A aranha ainda é um protótipo, mas foi totalmente pensada para entrar em ação em crises. Ela é esguia e com alta mobilidade para alcançar lugares cheios de escombros em casos de desastres, por exemplo. Por ser um robô, pode caminhar em áreas contaminadas com produtos químicos e até mesmo com vazamento de material radioativo.
Via: Fraunhofer
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário