Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ave com até 80 batidas de asas por segundo?


Se você pensou no beija-flor, acertou.

Foto: Dario Sanches

Beija-flor dourado, uma das espécies brasileiras
O beija-flor é uma ave muito conhecida no Brasil. Segundo o Guiness, é a menor ave do país. São 322 espécies no mundo, sendo que o nosso país, juntamente com o Equador, são os que apresentam a maior biodiversidade da ave.
De pequeno porte, o beija-flor mede em média 6 a 12 cm e pesa entre 2 a 6 gramas. Seu corpo está adaptado ao voo rápido e ágil. Além disto, ele é a única ave capaz de voar em marcha à ré e de permanecer imóveis no ar. O mais incrível é que ele pode bater as asas de 70 a 80 vezes por segundo.
Foto: Wikipédia
 Beija-flor se alimentando do néctar de uma planta
Apesar de toda a rapidez no ar, no solo a velocidade é quase nula. A ave é pequena demais para caminhar no solo. As fêmeas normalmente são maiores que os machos, porém elas apresentam uma coloração menos vibrante.
Também conhecida como colibri, ele se alimenta com o néctar de plantas. O seu corpo apresenta 8 pares de costelas, 14 a 15 vértebras cervicais, além de uma língua comprida e bifurcada. O animal é poligâmico e a fêmea é a responsável por formar o ninho e cuidar dos filhotes.
Bastar sair na rua para encontrar um beija-flor. Extinção? somente se for na cédula de 1 real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário