Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Conheça o peixe que pode viver meses fora da água

22/11/11

Animal não precisa de parceiro para a reprodução.


Foto: Wikipédia

Rivulus marmoratus se escondendo em pedra
O Rivulus marmoratus, um peixe tropical que habita regiões de pântano e manguezais tem uma característica muito peculiar. Por viver em águas intermitentes, o peixe é obrigado a suportar o período de secas. Para isso, o peixe se esconde em troncos de árvores, em cocos ou até em latas.
Diferentemente da maioria dos peixes, e conhecido como killifish-de-mangue no Brasil, estes peixes, respiram através da pele e não de brânquias. Com isto, eles podem viver meses sem água e escondidos em buracos no chão. Após este período, com a vinda das chuvas e a formação de córregos, eles voltam a viver como peixes normais.
Foto: Jean-Paul Cicéron
Apesar de estar na água, ele pode viver meses fora dela
Estudos realizados nos EUA mostram que os peixes resistem até 66 dias sem comida e água. O metabolismo do animal continua intacto. As curiosidades desta espécie não param por aí. Cada peixe possui um sistema ovariano e outro testicular, ou seja, o peixe pode realizar uma fertilização independente com os óvulos sendo fecundados no próprio corpo.
São comportamentos muito estranhos segundo cientistas, para um peixe de 5cm. Ele é encontrado nos EUA e em alguns países da América Latina, como o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário