Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bisonte-europeu: o maior mamífero terrestre da Europa

10/11/11

Animal é considerado lendário, pois era utilizado em batalhas no Coliseu.

Foto: Michael Glaber
Bisonte-europeu
O Bisonte-europeu ou bisão-europeu (Bison bonasus) é o maior mamífero terrestre da Europa. Ele mede 2,9 metros de comprimento e entre 1,80m a 1,90m de altura, pesando de 300 a 920 quilogramas e se assemelha com um boi por andar em rebanhos.
O animal é considerado lendário, pois era utilizado em batalhas no Coliseu de Roma, onde enfrentava gladiadores, leões e ursos. Nesta época o bisão-europeu habitava uma imensa área que abrangia o oeste europeu (Grã-Bretanha e Península Ibérica) até a Sibéria Ocidental.
Foto: Jairo Delgado
Bisonte-europeu descansando
Os riscos de extinção inciaram no século XI em boa parte da Europa e foi aumentando ao longo dos séculos, até que o estopim foi durante o período da Primeira Guerra Mundial, quando foram caçados através de furtos e também foram mortos para alimentar guerrilheiros. Poucos exemplares sobraram na região escandinava e alguns foram deslocados para zoológicos para uma tentativa de reprodução que tinha como principal barreira, a baixa diversidade genética do animal.
Algumas técnicas de reprodução acabaram dando certo e após mais de 1000 anos, em 2010, o bisonte silvestre voltou para a Península Ibérica com 7 animais vindos de bosques poloneses. O animal se alimenta basicamente de pastagens e pode ingerir de 30Kg a 60 kg de vegetação por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário