Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Saga: a espécie em constante declínio

12/11/11

Atualmente existem apenas 50 mil exemplares deste antílope em todo mundo.

Foto: Eigenes Werk
Saga fêmea
Este estranhíssimo animal é a Saga. Hoje ela se encontra apenas em algumas regiões da Ásia, mas sua distribuição já chegou à América do Norte e parte da Europa.

Seu tempo de vida pode variar de 6 a 10 anos. Pesam entre 36 e 63 quilos e apenas os machos possuem chifres. Eles também costumam ser relativamente maiores do que as fêmeas.

Este seu bizarro nariz é flexível e possui uma importante utilidade. Ele serve para aquecer o ar no inverno e impedir que o animal inale poeiras e areias. Costumam ficar em grandes rebanhos e não fazem feio quando precisavam atravessar algum rio.
Foto: Eigenes Werk
Bando de Sagas
A época de acasalamento inicia-se em novembro. Os machos disputam suas parceiras e o vencedor recebe como prêmio um verdadeiro arem que pode chegar a 50 fêmeas. A primavera é a estação escolhida para os filhotes nascerem.

Uma coisa bem triste sobre a Saga é como sua população entrou em declínio nos últimos anos. Seja pela caça (já que seu chifre e sua carne são utilizados na medicina tradicional chinesa) ou por alguma doença, hoje existem apenas 50 mil exemplares desta espécie.

A Saiga Conservation Alliance, criada em 1990, é uma rede informal que conta com pesquisadores e ambientalista dispostos a estudar e proteger estes antílopes. Eles também publicam um boletim trimestral com as últimas atualizações dos países e dos campos de alcance desses animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário