Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Colugo: um mamífero planador e que escala árvores

24/11/11

Ele consegue planar em distâncias de até 70m de uma árvore a outra.


Foto: Nina Holopainen

Colugo

Os colugos são mamíferos arborícolas com 35 a 40 cm de comprimento e pesam de 1 a 2 Kg. Eles possuem uma cor cinzenta, um pouco manchada, que varia em algumas partes do corpo para um tom esverdeado.
Chamados popularmente de lêmures voadores, os colugos não podem ser considerados voadores, mas sim planadores. Por possuir uma membrana semelhante a de um esquilo-voador, ele consegue planar em distâncias de até 70 metros de uma árvore para outra, sem muito esforço.
Sua membrana de planagem, ou patagium, é tão grande que forma uma junção entre as patas dianteiras e traseiras até a ponta da cauda.
Foto: Wikipédia
Colugo camuflado na árvore
Outro fato que chama atenção no animal é a maneira como ele escala as árvores. O colugo não possui uma grande força, porém suas garras são afiadas, então o animal fixa-se em galhos com muita facilidade. Os olhos são relativamente grandes e dispostos na frente da face, permitindo-lhes uma visão binocular.
O colugo é visto no sudeste asiático e na Indonésia. Apesar de poucos estudos sobre o animal, sabe-se que ele dorme durante o dia, pendurado e camuflado em um galho de árvore. À noite, ele se alimenta de folhas e brotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário