Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Poste solar/eólico: do Ceará para o mundo

Empresário cearense desenvolve o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energia/eólica e solar.

No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), um ‘cabeça chata’ pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta.
Quando eu vi o título do e-mail, que recebi de minha querida mamãezinha, achava que era coisa de países de primeiro mundo.. com tecnologias de ponta, mas não. Uma ótima surpresa que tenha alguém (mesmo que de forma particular) desenvolva essas pesquisas.
Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo. Cumprindo a mesma tarefa de gerar energia, estão as hélices do avião. Assim como as naceles (pás) dos grandes cata-ventos espalhados pelo litoral cearense, a energia (até 1.000 watts) é gerada a partir do giro dessas pás.
 
Cada poste é capaz de abastecer outros três ao mesmo o tempo. Ou seja, um poste com um “avião” – na verdade um gerador – é capaz de produzir energia para outros dois sem gerador e com seis lâmpadas LEDs (mais eficientes e mais ecológicas, uma vez que não utilizam mercúrio, como as fluorescentes compactas) de 50.000 horas de vida útil dia e noite (cerca de 50 vezes mais que as lâmpadas em operação atualmente; quanto à luminosidade, as LEDs são oito vezes mais potentes que as convencionais). A captação (da luz e do vento) pelo avião é feita em um eixo com giro de 360 graus, de acordo com a direção do vento.

 
E a tendência é que se adotem, como já devia ter sido há muito tempo, essa “moda” do aviãozinho!
Obs.: As fotos da Rua iluminada é uma projeção da Av. Washington Soares
Mais informações, acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário