Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Conheça o bongo: um antílope africano silencioso

13/11/11

Nesta espécie, machos e fêmeas possuem chifres.


Foto: Patrick Coin

Bongo se alimentando
O Bongo é um antílope herbívoro que habita o território africano, principalmente nas regiões de florestas tropicais com vegetação rasteira. O animal é caracterizado por uma camada marrom- avermelhada com marcações em preto e branco e listras em amarelo e branco.
A espécie é uma das únicas de antílopes em que os dois sexos possuem chifres. Estes, variam de 75 cm a 100 cm. O animal que atinge 1,3 m de altura e quase 3 m de comprimento, corre poucos riscos de extinção, porém seu habitat vem sendo destruído por regiões agrícolas e de corte descontrolado da madeira. O animal também sofre com a caça pela sua carne.
Foto: Greg Hume
 
Chifre do animal pode atingir 1 metro
Uma característica do animal é que quando eles andam em bandos, normalmente de até 10 indivíduos, eles raramente se comunicam através de sons. Por isto, é considerado um animal tímido. A alimentação consiste em folhas, arbustos, cipós, frutos e miolos de árvores.  Sua imensa língua facilita na busca de alimentos pelas florestas.
O macho acasala com uma única fêmea. O período de gestação é de 282 a 287 dias. Os filhotes são deixados sozinhos após o nascimento, permanecendo no solo, para evitar o ataque de predadores. A mãe retorna para se relacionar com a cria para tratá-la após este período. O bongo atinge a maturidade sexual entre os 20 e 30 meses de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário