Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Produção eólica brasileira deve crescer cinco vezes até 2013

 l Imagem: EcoD
A expectativa é de que até o ano de 2020 a produção energética a partir da força dos ventos seja responsável por pelo menos 8% da demanda nacional.
A energia eólica tem grande potencial para se desenvolver em solo brasileiro. Aos poucos os parques já saem do papel e se tornam realidade, levando o desenvolvimento sustentável a diversos estados do Brasil.
A expectativa é de que até o ano de 2020 a produção energética a partir da força dos ventos seja responsável por pelo menos 8% da demanda nacional. Os resultados ainda estão distantes disso, mas a crescente disputa no segmento mostra que esse é um mercado promissor.
Em 2013, segundo estimativas da Associação Brasileira de Energia Eólica, o Brasil deve estar produzindo cinco vezes mais do que atualmente. Para isso, o governo precisará dar atenção especial a esse setor e conseguir repetir o sucesso dos últimos leilões de energia.
Graças a essa comercialização, entre 2011 e 2012 o país receberá novos parques eólicos. Somente na Bahia existem 14 obras em andamento, que devem entrar em funcionamento ainda neste ano.
O Rio Grande do Norte é o estado que lidera atualmente esse setor e terá seu potencial expandido cada vez mais com a utilização da Usina Eólica Alegria I e a construção da Alegria II, com o dobro da capacidade da primeira, podendo abastecer até 140 mil residências.
Alguns estados brasileiros entram em uma disputa na busca pelo posto de maior produtor nacional de energia limpa. Por enquanto o líder é o Rio Grande do Sul, com o maior parque de energia eólica da América Latina, em Osório. Porém, a Renova, que é responsável pelos empreendimentos baianos, anunciou que em breve o estado terá o maior complexo eólico do Brasil com 293,6 MW. Com informações do Ambiente Energia.
http://ciclovivo.com.br/noticia.php/2115/producao_eolica_brasileira_deve_crescer_cinco_vezes_ate_2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário