Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

Bufo-real: a maior coruja do mundo

17/11/11

Ave pode atingir os 80 cm de comprimento e quase 2 metros de envergadura.

Foto: Wikipédia

Bufo-real
Conhecida por ser a maior espécie de coruja do mundo, o animal pode atingir os 80 cm de comprimento com uma envergadura de quase 2 metros. Seu peso pode chegar a 5 Kg. A ave possui uma extensa longevidade, entre 10 e 20 anos, e habita a imensa região da Eurásia.
A plumagem do bufo-real é basicamente amarelada com manchas escuras que, no ventre, dão lugar a pequenas linhas - o que permite uma camuflagem perfeita. Durante o voo não se notam as orelhas, destacando-se a cabeça grande e as asas compridas e largas. 
A coruja possui muita força nas suas poderosas garras e no bico, além destas vantagens, ela possui uma enorme adaptação à vida na escuridão: os seus grandes olhos amarelos têm células especiais para captar uma pequena luminosidade. A audição é excelente, permitindo ouvir qualquer ruído e detectando facilmente as suas presas. Por outro lado, o seu voo é muito silencioso e discreto, evitando assim atrair a atenção das presas e predadores.
Foto: Wikipédia
Coruja bufo-real durante o inverno
Na sua alimentação incluem-se aves como patos, corvídeos e até açores. Mamíferos como ratos, coelhos e ouriços-cacheiros também são capturados pela ave. Os ataques muitas vezes são planejados do poleiro em que a coruja habita.
Sobre a reprodução, a fêmea incuba dois ou três ovos durante cerca de 35 dias. Após o mesmo número de dias, depois do nascimento, as crias já podem abandonar o ninho, mas permanecendo nas proximidades porque ainda dependem dos pais para se alimentar.
A boa notícia é que a coruja bufo-real, apesar de toda a sua envergadura, tolera bastante a presença humana, desde que o espaço dela também seja respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário