Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cigarra: vilão ou mocinho?

24/01/2012

Ela urina para fugir de um predador.

Foto: Wikipédia
Cigarra em fase de metamorfose
A cigarra é um pequeno inseto muito conhecido pelo seu alto som emitido em forma de canto. Apenas os machos emitem este som, pois seu aparelho estridulatório (compartimento interno na barriga) desenvolve músculos e elementos que ajudam a soltar este som, que é diferente em cada espécie.
São mais de 3 mil espécies de cigarras, que normalmente habitam regiões de florestas tropicais, mas que também podem habitar outras regiões, principalmente com altas temperaturas.
Uma das várias curiosidades deste animal é que ele urina quando fica assustado. Na verdade, a cigarra urina com o objetivo de torna-se mais leve, para facilitar a fuga de um predador. Ela elimina a seiva retirada da árvore (seu alimento), ficando mais leve. Ela também canta em período de acasalamento, chamando um determinado parceiro.
 Foto: Wikipédia
Cigarra
A cigarra possui uma grande importância para o ecossistema, pois apesar de ser considerada uma praga para alguns agricultores, ela pode servir de alimento para diversas espécies de animais.
Uma outra característica da cigarra é que ela possui três estágios em sua vida. Após sair do ovo, ela vive cerca de 17 anos embaixo da terra, em um período chamado de ninfa, antes de completar sua metamorfose, atingindo seu estágio adulto.
As milhares de espécies variam entre 15 milímetros até 65 milímetros de comprimento. Já a sua envergadura pode atingir até 10 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário