Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Wombat: o musculoso marsupial da Austrália

23/01/2012

Animal é capaz de esmagar crânios com a força das suas patas.

Foto: Wikipédia
Common Wombat
Uma mistura de roedor com urso do mato, este é o Wombat. Na verdade ele é um marsupial e suas três espécies habitam as florestas e as montanhas do sudeste da Austrália.

O mais curioso desta gracinha é o tempo que ela demora para digerir seus alimentos. Como uma forma de sobrevivência, já que vive em lugares de tempos áridos, a comida pode ficar em seu organismo por até 14 dias – e no mínimo 8.

Seu tamanho médio é de 1 metro de altura e seu peso varia entre 20 e 35 kg. Constroem túneis enormes e profundos e, através deles, fogem e se escondem de seus possíveis predadores.
Foto: Eva Hejda
Northern Hairy-nosed Wombat
Além disso, esses animais são dotados de uma força incrível. Fora suas poderosas garras e sua mordida dolorosa, as suas patas são capazes de esmagar crânios de animais e pernas de seres humanos que “cruzarem” seus caminhos.

A população de wombats está sob ameaça de doenças como sarna e ácaro.  Quando eles as adquirem sofrem bastante e vão morrendo lentamente. Outra coisa que também pode matá-los, além da destruição de seu habitat, são os produtos agrícolas vindo das plantações australianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário