Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

Já ouviu falar do peixe-vampiro?

19/01/2012

O corpo possui forma de serpente com uma cabeça curiosa.

Foto: Wikipédia
Lampreia-marinha
A lampreia-marinha também conhecida como peixe-vampiro é famosa por possuir duas formas distintas. Ela vive no início de sua vida em forma de larva, habitando rios (água doce) e alimentando-se de detritos e pequenas algas.
A segunda fase da vida deste animal é nos mares. Após passar por uma metamorfose, ela habita estas regiões de águas salgadas, alimentando-se de sangue e de resto de vários animais, principalmente mamíferos marinhos. Por isto o nome característico de peixe-vampiro.
Foto: Wikipédia
Lampreia-marinha
Nesta segunda fase, a lampreia se difere de outros peixes por não possuir mandíbula. O corpo possui forma de serpente com uma cabeça curiosa. A boca é na verdade uma ventosa em formato de círculo e os dentes tem formato de cone. Atrás da cabeça, ela possui sete brânquias. Na parte posterior do corpo ela possui duas barbatanas. Sua pele é lisa, sem a presença de escamas.

O tamanho da lampreia-marinha é de aproximadamente 83 cm e ela pode pesar até 1,1 Kg, vivendo até 18 anos. O curioso da espécie é que ela volta para o rio para fazer a desova dos filhotes e infelizmente acaba falecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário